Freemium é uma estratégia de marketing que consiste em oferecer produtos e serviços gratuitos aos consumidores. Principalmente os de alta qualidade, pouco acessíveis pelo valor elevado. É uma forma de fazer com que potenciais clientes experimentem os benefícios, as soluções inovadoras, que as empresas têm a oferecer em seus nichos de mercado.
O modelo chama a atenção dos profissionais de marketing por mostrar a relação custo-benefício da assinatura de um serviço, por exemplo, como o pacote Premium do LinkedIn – a maior rede social profissional do Planeta. Ao “degustar” por um curto período de tempo, o usuário acaba gostando da experiência, pois é bem atrativo o leque de vantagens da plataforma – entre elas: poder contatar profissionais sem restrições, enviar e-mails, pesquisar mais vagas de emprego etc.
Além disso, é uma forma de atrair um número maior de pessoas, que só aceitam viver as experiências sugeridas pelas marcas porque não precisam pagar nada. Mas antes de adotar essa estratégia, as empresas devem conhecer profundamente seu público-alvo. Caso contrário: terão mais custos e pouquíssimo resultados.
Freemium: estude profundamente seu público-alvo
Ao elaborar uma estratégia de marketing, saiba que o primeiro passo é criar personas, ou seja, perfis relevantes para o seu negócio. A partir daí, fica muito mais fácil implementar não só o modelo freemiun, mas qualquer outra estratégia que gere leads qualificados.
Mas vale ressaltar que uma persona – representação fictícia do cliente ideal – não apresenta apenas informações pessoais: idade, sexo, endereço. Saber quais são os hobbys, desejos, inseguranças etc também são dados importantes para conhecer melhor seu público-alvo. E atualmente existem ferramentas de marketing que podem te auxiliar nestas pesquisas.
Vantagens de se adotar essa estratégia
Uma das maiores vantagens de se adotar a estratégia freemium é o aumento do valor da marca. Afinal, em plena era digital, os consumidores adoraram viver experiências reais, que atendam suas necessidades e ofereçam soluções para seus problemas.
Mesmo que o prazo gratuito termine e o consumidor não tenha condições financeiras de adquirir o serviço, ou produto, a marca passará a ser uma referência para ele diante da concorrência.
Outro ponto positivo do freemium é que o marketing poderá coletar mais informações sobre o perfil – comportamento do público-alvo, o que fortalece as ações de comunicação da empresa.
Lembre-se que leads qualificados são geralmente formados por usuários que se identificaram com sua marca e acreditam que receberão ajuda no que eles precisam. E isso faz do freemium uma excelente ferramenta de marketing.
Marketing digital
Uma gestão em marketing digital eficaz é crucial para o crescimento das empresas atualmente. Mas por ser uma ciência nova, falta processos consolidados e profissionais qualificados para atender demandas urgentes diante da crise global, fruto da pandemia de Covid-19.
De uma hora para a outra, as organizações tiveram que criar estratégias a curto e médio prazos para continuarem operando. Quem já tinha feito o exercício de casa e já vinha investido no mercado digital está superando melhor esse momento caótico.
Agora, empresas que estavam engatinhando no universo online estão aprendendo com erros e acertos. Por isso, para serem mais assertivos em suas ações de marketing, além de analisar o comportamento do consumidor e suas necessidades, os profissionais da área precisam ter metas claras e objetivas, tendo como apoio métricas. Leia a matéria: “Gestão eficiente em marketing digital: um dos desafios das organizações atualmente”.
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