Ferramentas eficazes de gestão de marketing digital

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Para se elaborar uma boa gestão de marketing digital, antes de mais nada, é preciso entender o novo comportamento do consumidor, o que não é uma tarefa fácil. Por isso, é extremamente importante a utilização de ferramentas que possam auxiliar diariamente os profissionais da área, não só no estudo de mercado, mas como no planejamento de ações, monitoramento dos resultados e ajustes para otimização do retorno sobre investimento.

As ferramentas de automação de marketing, por exemplo, executam diversas funcionalidades, entre elas, criação de e-mail-marketing, landing pages, fluxo de automação de e-mail e segmentação de listas de contatos. E essas ações são importantes na gestão de leads e para acompanhar o funil de vendas.

Confira, a seguir, outras ferramentas para uma gestão de marketing eficaz.

Gestão de marketing digital: principais ferramentas

Search Engine Optimization (SEO)

É um conjunto de técnicas, cujo objetivo é potencializar e melhorar o posicionamento de um site, blog, loja virtual etc nos resultados orgânicos das plataformas de busca (sendo hoje o Google a principal), conquistando mais visitantes e consequentemente mais conversões.

Essa é uma ferramenta tão poderosa que faz sua empresa aparecer nos primeiros resultados de busca orgânica do Google (sem gastar nada com mídia paga). Isso acontece porque o tráfego na web é em grande parte conduzido pelos mecanismos de busca. E a maioria das pessoas do planeta não faz praticamente nada atualmente sem antes pesquisar na Internet (seja para comprar um produto, contratar um serviço, se capacitar ou obter uma simples informação).

Análise de dados

As ferramentas de análise de dados possibilitam monitorar e mensurar resultados de campanhas realizadas na internet. Por meio desses softwares, é possível acompanhar os principais indicadores de sucesso do negócio, como KPIs, retorno sobre o investimento (ROI) de campanhas de mídia paga nas redes sociais etc.

Gestão de Projetos

As ferramentas de gerenciamento de projetos são aquelas que oferecem uma visão geral do status das tarefas programadas, além de permitirem que os profissionais de marketing façam um monitoramento ainda mais eficiente. Entre os recursos: compartilhamento de arquivos, lista de demandas, cronogramas e calendários e acompanhamento do progresso, o que facilita a integração e análise das tarefas.

Google Analytics

Google Analytics é a ferramenta gratuita mais utilizada pelos profissionais de marketing no mundo. Seu principal objetivo é monitorar o tráfego de um site, blog, e-commerce ou aplicativo. Dentro da plataforma é possível analisar relatórios padrão e também customizar os dashboards de acordo com a necessidade da empresa.

A ferramenta integra com outros serviços do Google, como Ads e Search Console. Com ela é possível monitorar o perfil de quem acessa o site da empresa, páginas mais visitadas, conversões, dispositivos, cidades, entre outros dados.

Google Search Console

O Google Search Console é uma plataforma  gratuita para monitorar e preservar a presença de um site nos resultados de busca do Google. A ferramenta oferece um dashboard completo com muitas informações importantes, que impactam diretamente no desempenho da página quando o foco é ranqueamento no mecanismo de busca do Google.

Google Tag Manager

Implementar e administrar tags de acompanhamento de diferentes ferramentas de monitoramento pode ser uma missão complexa e, geralmente, envolve a equipe de TI. Para centralizar e simplificar a gestão destas tags, o Google criou oTag Manager.

Com esta ferramenta, qualquer profissional que tenha acesso à plataforma pode adicionar ou alterar tags sem ter que acessar a linha de código do site. O Tag Manager aumenta a agilidade e autonomia do time de marketing, possibilitando atualizações de scripts no site em tempo real de maneira centralizada e segura.

RD Station

A RD Station é uma plataforma completa de automação de marketing, com todas as funcionalidades necessárias para automatizar os processos de uma estratégia de marketing digital.

A ferramenta possibilita às empresas atrair visitantes ao site, transformar visitantes em oportunidades de negócio, relacionar-se com esses potenciais clientes, fechar vendas e analisar o ROI (retorno sobre investimento) de cada canal.

Um ponto forte desta ferramenta é a funcionalidade dedicada à inteligência de negócios, que permite entender quais canais e campanhas estão trazendo mais retorno e como está o desempenho geral dos negócios, possibilitando uma melhor tomada de decisão no futuro.

Mailchimp

O Mailchimp é uma ferramenta de e-mail marketing simples e fácil de configurar. Sua plataforma é bastante intuitiva e suas funcionalidades atendem tanto às necessidades de um pequeno negócio quanto às de empresas com um grande volume de disparos e réguas de relacionamento complexas.

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