Gestão do tempo: como ser mais produtivo no trabalho?

compartilhe este artigo:

Em pleno século 21, o sonho da maior parte dos executivos ainda é ter algumas horas a mais no dia para poder dar conta de fazer tudo o que precisa. Por isso, muitas empresas oferecem aos seus líderes treinamentos em gestão do tempo. Afinal, as pessoas produtivas não são as que mais trabalham e sim as que sabem organizar melhor a sua rotina.

Mas o mais difícil na hora de montar uma agenda diária é priorizar o que realmente importa. E é essa árdua tarefa que Christian Barbosa, um dos maiores especialistas em gestão do tempo no Brasil, ensina em seu livro: “A tríade do tempo”. A partir do conceito de que o tempo se divide em três esferas – importante, urgente e circunstancial, o autor nos mostra como equilibrá-las para melhorar nosso desempenho e como devemos agir caso estejamos desperdiçando energia demais na esfera errada.

“A tríade do tempo” – onde encontrar o livro: clique aqui

Gestão do tempo: dicas para aumentar sua produtividade

Para aumentar a produtividade, comece eliminando maus hábitos. Mudanças em nossas rotinas de trabalho podem transformar o cotidiano de muitas pessoas e empresas. Mas sabemos o quanto é difícil modificar padrões de comportamentos em busca de novas formas de agir e pensar.

Por isso, precisamos de ajuda para entender que tudo o que é nocivo nos impede de crescer. No livro: “O poder do hábito”, o jornalista Charles Duhigg desvenda o que está por trás dos nossos hábitos e como eles são criados. Leia aqui a matéria.

A Internet, por exemplo, se tornou um vício para a maioria das pessoas. Tem profissionais, por exemplo, que perdem boa parte do seu tempo navegando pelas redes sociais. Uma boa estratégia é definir horários para entrar no Instagram, Linkedln etc. Você vai ver que o seu dia vai render mais.

Outra forma de ser mais produtivo é organizando uma agenda diária. Priorize as tarefas mais importantes, elimine as desnecessárias e deixe as menos urgentes para outro dia. Assim você terá mais tempo para focar no que realmente importa e atingirá seus objetivos.

Fatores que impedem uma boa gestão do tempo

Se estiver envolvido em uma tarefa, não pare para fazer outra. Estudos mostram que levamos um bom tempo para nos concentrarmos novamente, o que pode por em risco o resultado esperado. Portanto, tenha foco.

Perfeccionismo é outro problema enfrentado por quem busca mais tempo no trabalho. Pessoas que almejam a perfeição geralmente têm dificuldades na entrega de projetos. Elas se apegam aos detalhes, querem controlar tudo e acabam gastando muito tempo para finalizar cada etapa: elaboração, desenvolvimento e conclusão.

O estresse é outro inibidor da produtividade. Uma agenda desorganizada, com muitas tarefas diárias, causa irritabilidade, pois o tempo é pouco e o trabalho é muito. E isso nos deixa estressados, a ponto de não conseguirmos fazer nada.

E em países como o nosso, cuja instabilidade econômica e política tira o sono de qualquer executivo, o estresse no trabalho só cresce. Não é à toa que o Brasil já era considerado, antes da pandemia, o País mais ansioso do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), além de apresentar a maior incidência de depressão da América Latina, impactando em torno de 12 milhões de pessoas. Leia a matéria: Como diminuir a ansiedade no trabalho?