A mudança de hábitos pode transformar pessoas e empresas__

A mudança de hábitos pode transformar o cotidiano de muitas pessoas e empresas. Mas sabemos o quanto é difícil modificar padrões de comportamentos em busca de novas formas de agir e pensar. Por isso, precisamos de ajuda para entender que tudo o que é nocivo nos impede de crescer.

No livro: “O Poder do Hábito”, o jornalista Charles Duhigg desvenda o que está por trás dos nossos hábitos e como eles são criados. Mas para chegar nesse grau de entendimento, o autor pesquisou empresas e fez cerca de 300 entrevistas com cientistas e executivos.

Mudança de hábitos altera a rotina

Na obra, o jornalista explica que o processo de criação de um hábito acontece em três etapas:

Primeira etapa / chamada de Deixa: é o gatilho que faz com que seu cérebro entre em “modo automático”.

Segunda etapa / Rotina: é a ação que você realiza logo depois do gatilho. E pode ser mental, emocional ou física.

Terceira etapaRecompensa: é o que sinaliza para seu cérebro que vale a pena continuar tendo aquela mesma atitude na próxima vez que se deparar com a Deixa. 

Duhigg afirma que dificilmente um hábito é quebrado, mas é possível alterar a rotina, ao identificar quais são as deixas e as recompensas. Desta forma, fica mais fácil entendermos como os hábitos funcionam e como podemos transformá-los.

Um exemplo interessante do livro é de uma jovem que transformou quase todos os aspectos de sua vida em um período de 2 anos. Ela parou de fumar, correu uma maratona e foi promovida. Em um laboratório, neurologistas descobriram que os padrões dentro do cérebro dela mudaram de maneira fundamental.


Duhigg também cita um diretor executivo, até então pouco conhecido, que assume uma das maiores empresas norte-americanas. Seu primeiro passo foi: atacar um único padrão entre os funcionários, que era a maneira como eles lidavam com a segurança no ambiente de trabalho. Depois disso, a empresa passou a ter o melhor desempenho no índice Dow Jones.


Ao contar essas e outras histórias, o autor mostra que para ter sucesso é preciso transformar hábitos: individuais, da comunidade, de sua equipe, de toda a organização. Quanto mais hoje que a transformação digital está sacudindo a cultura organizacional das empresas. A maioria delas está se adaptando às novas formas de trabalho e a pandemia de Covid-19 só acelerou esse processo.

O Poder do Hábito – onde encontrar o livro: clique aqui

Cultura organizacional inovadora: exige mudança de hábitos

Cultura organizacional inovadora é para empresas que investem em ambientes mais flexíveis e em constante adaptação dando oportunidade para que seus colaboradores se expressem. Não é à toa que a gigante Apple se tornou uma referência mundial quando o assunto é vantagem competitiva.

Para Steve Jobs, co-fundador da Apple, a inovação acontece no campo das ideias e não hierarquicamente, além de não depender de altos investimentos financeiros. Ao criar, por exemplo, o Mac – um de seus produtos revolucionários – a concorrente IBM estava gastando na época muito mais que a marca para inovar.

Leia a matéria – Cultura organizacional inovadora: invista nas habilidades e competências de seus colaboradores

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