O home office se tornou a realidade de muitos executivos em função da pandemia de Covid-19. E apesar de a maioria das organizações brasileiras ainda torcer o nariz para essa nova forma de trabalho, a tendência é que ela ganhe cada vez mais espaço no mundo corporativo. Até mesmo pela necessidade de reter e atrair colaboradores, pois ambientes virtuais e horários flexíveis são benefícios que os melhores talentos procuram hoje.
Além de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, que ganham mais tempo para se dedicar à vida pessoal, o trabalho remoto reduz os custos referentes à estrutura das empresas para manter suas equipes em um mesmo espaço. Ou seja, ambas as partes saem ganhando. Mas para que o home office seja produtivo, é preciso que a cultura da empresa seja voltada para resultados e não horas de job.
A gestão comportamental, por exemplo, é uma excelente estratégia para que a organização desenvolva seu capital humano. E o diferencial é que não é uma ferramenta utilizada somente pelo RH, pois pode ser usada por líderes de todos os setores de uma organização.
Home office produtivo & gestão comportamental
Uma das vantagens da gestão comportamental é que a organização pode criar programas de treinamentos para perfis diferenciados. Desta forma, fica mais fácil alinhar com os colaboradores o que a empresa espera deles, respeitando tanto a forma de agir de cada um como os valores da companhia.
A autogestão é muito bem vista nos dias de hoje, além de ser apontada como tendência quando o assunto é o futuro do trabalho. O controle rígido aprisiona os profissionais e poda a criatividade. E para ganhar vantagem competitiva é preciso ter colaboradores engajados, com propósito. Por isso, empresas mais flexíveis têm times produtivos trabalhando em ambientes remotos.
Com as novas tecnologias, soluções não faltam para que as organizações obtenham mais resultados com o trabalho remoto. A HP, por exemplo, é case de sucesso nesta área e oferece para as empresas um pacote customizado para o modelo home office. O objetivo é adaptar às necessidades dos clientes para que os colaboradores permaneçam eficientes trabalhando de qualquer lugar do planeta.
Trabalhar por um propósito: abraçar missões
Um dos maiores desafios das organizações na era digital é fazer com que os colaboradores abracem suas missões. Isso porque o trabalho colaborativo ganha cada vez mais força e o engajamento dos times se dará pela causa e não pelo valor recebido. Afinal, a definição de propósito fala por si só: “o senso de pertencimento a algo superior a nós mesmos, em que somos necessários, pelo qual devemos trabalhar para um futuro melhor”.
Para se aprofundar mais sobre a modernização das relações de trabalho, participe do HR Rewards – Encontro digital que reunirá líderes da área (vagas limitadas: cerca de 50 executivos).
Entre os tópicos a serem abordados no Encontro, destaque para:
– Employee Benefits: entender demandas dos colaboradores, realocar investimentos e definir benefícios sob medida
– Rebuilding Human Resources: migração aos benefícios flexíveis frente às mudanças no perfil do colaborador
– StartUp & Benefits: planejamento de personalização
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