Inovação e o Setor Automotivo__

Como inovação poderá contribuir na retomada do setor automotivo pós pandemia? Confira a resposta nessa entrevista com Mateus da FCA Group.

Confira esta entrevista com Mateus Silveira, Head of Product Innovation and Connectivity da FCA Group, especialmente para a ebdi.

Conheça a trajetória do Mateus Silveira

01

Mateus sabemos que a sua história com a FCA não é de hoje e que essa relação já existe por mais de 18 anos, conta para gente um pouco da sua trajetória e de como você chegou a cadeira de Head de Produtos Inovadores e Conectividade? E o que isso significa?

Bom, sou designer de formação e evolui minha carreira com foco em inovação e cocriação.

Isso é resultado desse relacionamento com a FCA – Fiat Chrysler Automóveis, onde testei e desenvolvi minhas competências, em diversas posições e projetos.

Essa história começa em 2000 como designer de automóveis, passa pela inovação corporativa, pesquisa de mercado e cenários futuros antes de chegar na posição de responsável pelas atividades de Inovação e Conectividade para a América Latina.

Como a FCA está trabalhando para trazer competitividade ao negócio

02

A FCA sempre é reconhecida como uma das companhias que mais inova no país com direito inclusive a vários prêmios, de onde vem esse DNA? E como vocês estão trabalhando para trazer sempre competitividade para o negócio?

Fico feliz que a gente seja reconhecido assim pelo mercado.

A inovação se manifesta de diversas formas e para gente é resultado do trabalho de profissionais criativos e do perfeito entendimento e compasso com os momentos do nosso usuário.

A gente também acredita no poder da colaboração, de fazer junto. O acúmulo das experiências que tivemos até agora nos faz acreditar que essa fórmula continua fazendo sentido nos dias hoje.

A transformação do futuro das indústrias

03

Recentemente vocês se uniram a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) com o objetivo de contribuir com a transformação do futuro das indústrias, o que isso representou para vocês? E como você enxerga essa relação com as Startups?

Acredito que existe um espaço enorme para troca de conhecimento, experiências e competências entre as startups e as grandes corporações.

E acredito que isso não se limita às startups e vale também no relacionamento com espaços de inovação, empreendedores e a própria academia.

E foi acreditando nisso que acabamos de desenvolver uma estratégia de inovação robusta que permite à FCA Latam capturar o valor de oportunidades emergentes no universo da conectividade e mobilidade.

Ainovação e o setor automotivo

04

A pandemia nos pegou de surpresa, e muitos setores foram afetados, o setor automotivo inclusive foi um dos que mais sofreram impactos, como você acredita que a inovação poderá contribuir na retomada?

Nos dois últimos séculos, a humanidade assistiu a uma espécie de explosão de pessoas migrando para as cidades.

Como consequência desse movimento relâmpago e desordenado, as nossas cidades enfrentam problemas: a população disparou, a urbanização entrou em descompasso, as desigualdades sociais acentuaram, as questões ambientais agravaram, a circulação, tão essencial para a vitalidade das cidades, complicou.

Enquanto os problemas no tecido urbano eram encarados como algo exclusivo do território físico, a sociedade passava por profundas mudanças promovidas pela revolução digital.

O resultado é a transformação na noção de espaço e tempo, na maneira como entendemos a mobilidade e na forma como consumimos produtos.

A pandemia só acelerou esse entendimento e deixou essa nova realidade mais clara.

Neste contexto, precisamos expandir nossa visão para além do nosso core business, pensar nas pessoas e nas cidades, para tramar a transmutação da nossa indústria.

Por exemplo: se as tecnologias disponíveis hoje para fazer os automóveis se deslocarem de um ponto A à um ponto B se tornassem abertas, como já acontece com os smartphones, várias soluções poderiam surgir.

Isso poderia ajudar a orquestrar as transformações que estão acontecendo no ambiente urbano, reduzir as desigualdades e construir a transição para uma nova economia sustentável e de baixo carbono.

Acredito que esse é o papel da inovação na indústria automotiva. Dos dias de hoje.

Conheça o Business Innovation, encontro de Inovação e Novos Negócios em que convidamos o Mateus Silveira para palestrar!

Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Confira mais artigos em nosso blog!