Inovações logísticas: aumente o seu grau de competitividade no mercado__

As inovações logísticas não só aumentam o grau de competitividade das empresas no mercado, como fortalecem a imagem das marcas junto ao público-alvo. Afinal, conquistar a preferência do cliente exige estratégias inteligentes.

Por isso, acompanhar as tendências da área de logística e saber aplicá-las é essencial para ampliar a produtividade dos negócios. Mas antes de dar o primeiro passo, as empresas precisam conhecer melhor as novas soluções disponíveis.

Inovações logísticas

A Robótica, por exemplo, é extremamente importante para a Indústria devido a crescente necessidade de as empresas possuírem uma produção em cadeia, com redução de custos e de desperdício. E para alcançar esses objetivos, nada melhor que robôs realizando atividades “humanas” (durante 24 horas).

Por isso, a Robótica, que é a ciência que estuda as tecnologias associadas a concepção e construção de robôs, irá revolucionar o mundo. E afetará várias áreas e não somente a produção industrial. Até atividades domésticas serão substituídas pelos robôs.

Já a Inteligência Artificial (IA), Blockchain, Internet das coisas (IoT), Automação e até uso de drones fazem parte da chamada logística 4.0. Todas essas tecnologias contribuem e muito para que as organizações consigam atender novas demandas do mercado, principalmente em tempos de pandemia. Com isso, ambas as partes saem ganhando: empresa e cliente. Leia a matéria: Logística 4.0: diferencial necessário para o crescimento das organizações

Blockchain

Mas o que é Blockchain?  Nada mais que um livro de razão pública / contábil que faz o registro de uma transação de moeda virtual, como Bitcoin, de forma que esse registro seja confiável e imutável.

Na prática, a blockchain registra um grande número de informações visando a transparência nas transações. Exemplo: pode-se saber com precisão a quantia de moedas virtuais transacionadas; quem fez o envio; quem recebeu; quando foi realizada a transação (lugar do livro que está registrada).

Agora, a Inteligência Artificial é considerada um dos pilares da Indústria 4.0, pois nos permite criar fábricas inteligentes, nas quais máquinas e equipamentos industriais operam de forma autônoma. Mas para funcionar sem a intervenção humana, a empresa precisa investir “pesado” em sistemas de gestão modernos e equipamentos de ponta.

Same day delivery (entrega no mesmo dia)

Entregas ágeis também fazem parte das inovações logísticas e conquistam cada vez mais os consumidores. Além de comprar produtos com facilidade – via Internet, eles não abrem mão de entregas rápidas. Por isso, o modelo same day delivery foi literalmente adotado por e-commerces: uma forma de enviar e receber pedidos dentro de 24 horas imediatamente após ser solicitado.

E é justamente isso que a gigante Amazon, por exemplo, referência quando o assunto é inovação logística, começou a fazer para driblar a concorrência e atender melhor às necessidades dos clientes. Com isso, a empresa praticamente obrigou outras companhias do setor varejista, independente do porte, a fazerem o mesmo. Isso porque, além de preço e qualidade, o tempo de integra interfere na finalização da compra.

Para se aprofundar mais sobre esse e outros assuntos, participe do Encontro Logistics: a reunião virtual terá cerca de 50 executivos (vagas limitadas). Clique aqui para saber mais

Gostou deste artigo? Confira mais em nosso blog e compartilhe nas redes sociais!

Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Open chat
Estamos online!
Olá 👋🏻
Podemos te ajudar?