Marketing digital: como iniciar uma carreira?

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O marketing digital se tornou imprescindível para o crescimento das organizações em qualquer lugar do mundo. A crise global, fruto da pandemia de Covid-19, só acelerou esse processo e ampliou a demanda por profissionais qualificados nesta área. E esse é um cenário importantíssimo para quem quer iniciar nessa carreira, pois as organizações irão buscar cada vez mais talentos no mercado sem medir custos. Até mesmo por uma questão de sobrevivência.

Para driblar a concorrência acirrada e ganhar vantagem competitiva, as organizações passaram a ver o marketing digital como investimento e não custo. É praticamente impossível uma companhia triunfar hoje fora da Internet. Além disso, as empresas da chamada “nova economia” estão dominando vários “territórios” na web e criando negócios impensáveis.

Carreira em marketing digital: áreas do futuro

Mas para ter sucesso na carreira, o profissional de marketing digital precisa ter conhecimento das principais áreas e depois se especializar em uma delas. O marketing de conteúdo, com estratégia SEO (Search Engine Optimization), por exemplo, é extremamente importante para profissionais responsáveis pela geração de leads.

Essa é uma ferramenta poderosa para atrair e engajar o público-alvo. Afinal, o consumidor tem ganhado cada vez mais poder de voz no ambiente digital. Com a produção de conteúdo relevante e consistente, as marcas conseguem responder às perguntas e tirar dúvidas do seu público na Internet. E esse é o primeiro passo para atrair clientes.

Saber gerenciar todos os canais de comunicação da empresa é também um desafio para o profissional de marketing. O social media é o responsável por essa tarefa nas organizações. Ele precisa acompanhar tendências da Internet e, por intermédio da publicação de conteúdo (posts, vídeos etc), criar relevância e engajamento para a marca.

Já o profissional de mídia tem que elaborar uma excelente estratégia de marketing para a empresa alcançar seus objetivos no mercado. É ele quem vai determinar onde a marca divulgará seus produtos e serviços visando atrair seu público-alvo. Ou seja, quais sites, redes sociais, links patrocinados, canais de rádio, televisão etc serão utilizados pela companhia em suas campanhas de marketing. Perfil analítico e capacidade de negociação são essenciais nesta área de atuação.

Agora o Social CRM, cuja sigla em inglês significa: Customer Relationship Management responde pela gestão de relacionamento com o cliente. Sua tarefa é se comunicar com clientes e prospects . A geração de mensagens para o consumidor se inicia no funil de compras e vai até a fidelização.

Tecnologia 5G

Com a chegada do 5G, uma poderosa arma nas mãos de consumidores ávidos por informações, entraremos na Era da hiperconectividade. E a demanda por profissionais de marketing crescerá ainda mais. Isso porque as empresas terão que construir marcas cada vez mais autênticas, com propósito claro e responsabilidade social.

Se hoje a maioria das pessoas não compra nem contrata nenhum serviço antes de pesquisar na Internet (principalmente no Google), imagina com a tecnologia 5G? E são justamente essas novas tecnologias que fazem do marketing digital a profissão do futuro.

Leia a matéria: Era da hiperconectividade: o marketing precisa enxergar pelas lentes do público-alvo