Panorama geral das companhias e melhores ações contra o Covid-19__

Melhores ações contra Covid-19: confira os resultados de mais uma pesquisa que rodamos para descobrir o panorama geral das companhias nessa crise. 

Melhores ações contra Covid-19

Há quase dois meses anunciava-se o primeiro caso de Covid-19 no Brasil.

Um homem de 61 anos, em São Paulo, testava positivo para o coronavírus, no dia 26 de fevereiro de 2020.

Era o início da mudança das rotinas das pessoas dos mais diversos segmentos e a alteração na vida de milhares de pessoas.

A saúde pública virou assunto para dias e dias de jornal e a repercussão do que seria uma das maiores crises já vista segue assolando nosso dia a dia.

Já a saúde financeira do País ainda é um mistério, pois não há maneiras de prever exatamente quais serão as consequências e as sequelas deixadas pela pandemia.

No dia 09 de abril, a CNN anuncia um levantamento do SEBRAE em que 600 mil empresas fecharam as portas por conta do coronavírus e 9 milhões de pessoas perderam seus empregos no Brasil.

Sobre a pesquisa: Melhores ações contra Covid-19

A ebdi conta com a participação de executivos, dos mais diversos segmentos e empresas, para levantar dados em relação a perspectiva financeira e operacional das companhias no País.

Foram entrevistados mais de 170 executivos, de empresas de segmentos diversos como:

Tecnologia, Serviços, Energia, Agronegócios, Construção Civil, Saúde, Educacional, Turismo, Telecom, Banco e outros.

Entre essas companhias 37,42% tem mais de 1001 funcionários e 38,6% acima de 50 funcionários.

Resultados da pesquisa: Melhores ações contra Covid-19

Inadimplência

Quando questionados se esperam um aumento de inadimplência, as respostas variaram entre “Não” em 22,81% das empresas a “Superior a 50%” em 5,85% dos casos.

Sim, em até 10%

  • 26,90%

Sim, em até 30%

  • 38,60%

Sim, em até 50%

  • 6,43%

Sim, Superior a 50%

  • 5,85%

Não

  • 22,81%

Novos padrões de consumo

Quando questionados a respeito de novos hábitos de consumo que prometem ser permanentes pós pandemia, desencadeados pelo processo de isolamento social.

Os respondentes acreditam ser mais perenes:

Uso de aplicativos para pedir alimentação

  • 39,53% 
  • 68

Uso de apps para entregas diversas (objetos, documentos…)

  • 45,93% 
  • 79

Adoção oficial de Home Office

  • 67,44%
  • 116

Aumento no número de interações remotas

  • 77,91%
  • 134

Outros

  • 11,63%
  • 20

Dentre as opções citadas em “Outros” surgiram:

Compras online e entretenimento online, mudanças no padrão de compras em shoppings e restaurantes de grandes centros, redução de viagens corporativas, diversificação na oferta de serviços (pensando no online), higiene, novas estruturas organizacionais e novas formas de trabalho. 

Novos produtos

Perguntamos, também, se as companhias onde os executivos atuam já identificaram novos produtos e/ou serviços durante a pandemia para manterem-se ativos e relevantes para seus clientes.

O retorno foi SIM em 66,08% dos casos e NÃO em 30,41% dos casos.

Confira mais tópicos da pesquisa: Melhores ações contra Covid-19

Transformação digital

Perguntamos, em uma escala de 0 a 5, quanto as companhias dos respondentes aceleraram a transformação digital (sendo 0 nenhuma atividade digital e 5 aceleração total).

0

  • 3,51%

1

  • 9,94%

2

  • 14,62%

3

  • 27,49%

4

  • 20,47%

5

  • 23,98%

Redução de custos

Perguntamos, também, onde os executivos veem a possibilidade de reduzir custos, podendo eleger mais de uma resposta.

Os executivos apontaram estas áreas de possibilidade de redução de custos:

T&D

  • 14,71%
  • 25

Marketing

  • 23,53%
  • 40

Inovação

  • 12,94%
  • 22

TI

  • 12,94%
  • 22

Fornecedores

  • 35,29%
  • 60

Folha de pagamento

  • 29,41%
  • 50

Benefícios em geral (VR, VT…)

  • 22,94%
  • 39

Unidades físicas

  • 49,41%
  • 84

Outro (especifique)

  • 8,82%
  • 15

Em “Outros”, executivos apontaram redução em viagens, deslocamento, atendimento remoto ao invés de presencial.

Capacidade produtiva

Perguntamos qual o percentual, em uso, da capacidade produtiva total das empresas no momento.

Podemos notar que mais de 50% está mantendo sua produtividade em quase 100%.

0%

  • 1,75%

até 10%

  • 5,26%

até 20%

  • 6,43%

até 50%

  • 14,62%

até 80%

  • 42,69%

100%

  • 29,24%

Considerações finais: Melhores ações contra Covid-19

As ações que beneficiem a sociedade

Questionamos aos 172 participantes, quais as ações que beneficie a sociedade que estão tomando dentro de suas companhias.

Sabemos que a única forma que temos para ajudar nesta pandemia é seguirmos firme no propósito de compartilhar conhecimento entre pares de mercado e empresas.

Se quiser ajudar e fazer parte das próximas pesquisas participe da nossa base de contatos.

Baixe a apresentação completa com gráficos.

Share on linkedin
Share on email
Share on facebook
Share on twitter