People Analytics: o poder dos dados na gestão de talentos

compartilhe este artigo:

Por Christine Salomão, jornalista – diretora de conteúdo da ebdi. People Analytics: o poder dos dados na gestão de pessoas.

People analytics é a prática de usar dados para tomar decisões mais informadas sobre a gestão de talentos dentro das organizações. Com os avanços tecnológicos e a disponibilidade crescente de grandes volumes de dados, as empresas agora podem coletar, analisar e interpretar uma ampla gama de informações sobre seus colaboradores. Isso inclui dados sobre desempenho, engajamento, habilidades e satisfação no trabalho.

Não é à toa que Estudo da McKinsey aponta que “empresas que utilizam o people analytics aumentam em 80% a eficiência dos processos de recrutamento, 25% a produtividade e reduzem em 50% a taxa de desligamentos sem reposição do cargo”. Mas é importante lembrar que a implementação de people analytics deve ser feita de maneira ética e transparente. As empresas precisam garantir a privacidade e a segurança dos dados dos colaboradores, além de usar as informações de forma justa e responsável.

Vale ressaltar que a aplicação de people analytics é extremamente eficaz por permite que as organizações identifiquem padrões e tendências que seriam difíceis de perceber de outra forma. Por intermédio da análise de dados, por exemplo, o RH pode descobrir que certos fatores são preditores significativos de alta performance ou de turnover. Com esses insights, as empresas podem implementar estratégias mais eficazes para atrair, desenvolver e reter talentos.

Além disso, people analytics pode ser usado para personalizar o desenvolvimento de carreira dos colaboradores. Ao entender melhor as habilidades e aspirações individuais, as empresas podem oferecer treinamentos e oportunidades de crescimento que estejam alinhados com os interesses e necessidades dos seus funcionários. Isso não só melhora o desempenho individual, mas também aumenta a satisfação e o engajamento no trabalho.

O uso de dados para atrair talentos é fundamental nos dias de hoje. E com o people analytics, as empresas podem identificar quais características e experiências estão associadas ao sucesso em diferentes funções. O que permite que os processos de recrutamento sejam mais precisos e eficientes, garantindo que as novas contratações tenham um maior potencial de sucesso a longo prazo.

E isso mostra o quanto a tecnologia revolucionou a forma como o RH opera. E cada vez mais a automação e a inteligência artificial irá melhorar a eficiência da área e simplificar tarefas repetitivas. Mas a adoção dessas novas ferramentas pode ser um desafio para a equipe de Recursos Humanos, que muitas vezes enfrenta dificuldades para aprender a usar as novas tecnologias.

Sem falar que gerenciar e analisar grandes volumes de dados pode ser complexo e exigir habilidades específicas que talvez não estejam presentes nas equipes de RH ou mesmo na visão das lideranças, o que requer capacitação. E para ajudar as empresas nessa jornada do conhecimento, a EBDI Academy lançou o curso online: People analytics.

Entre os diferenciais do curso, destaque para:

Desenvolvimento de competências em atração e retenção de talentos de alto nível;

Implementação de estratégias práticas e inovadoras para o engajamento e a fidelização de colaboradores;

Construção de uma rede profissional sólida com outros líderes e executivos.

Para mais informações sobre o curso People Analytics: clique aqui (vagas limitadas).