Realidade aumentada muda comportamento do consumidor

Realidade aumentada

Realidade aumentada (RA): “a tecnologia está mudando a forma como os consumidores se envolvem com os produtos que procuram comprar”, sinaliza o estudo Consumer Augmented Reality, realizado pela Deloitte Digital em parceria com a Snap Inc. Isso porque, de acordo com a pesquisa, “mais da metade dos entrevistados disseram que a RA lhes dá mais confiança sobre a qualidade do produto e afirmaram que querem usar a tecnologia para um risco-experiência gratuita – ‘experimente antes de comprar’. E isso tem levado a uma taxa de conversão 94% maior”.

Ainda de acordo com o estudo, que avaliou as respostas de 15 mil consumidores domésticos e internacionais nos Estados Unidos, sendo cerca de 50% deles usuários do Snapchat, “empresas com experiências de marca com RA têm 41% mais chances de serem consideradas pelos consumidores do que aquelas sem experiências de Realidade Aumentada. E quase três quartos dos consumidores disseram estar dispostos a pagar mais por um produto que promete a transparência que a RA pode fornecer”.

O relatório mostrou também que a RA tem o poder de impactar os resultados financeiros de uma empresa, não apenas impulsionando as conexões com os clientes, mas gerando conversões de forma significativa. “Mais de 100 milhões de consumidores compraram usando a tecnologia online ou na loja; 94% concordam que usarão a RA na mesma quantidade ou mais quando fizerem compras no próximo ano”, conforme dados da pesquisa.

Realidade aumentada: impulsionada pelas novas gerações

Outro ponto alto do estudo é que a Realidade Aumentada é impulsionada, sobretudo, pelas gerações mais jovens. Ou seja, pessoas da Geração Z e Geração Y têm 71% mais chances de usar RA o tempo todo do que as gerações mais velhas (Geração X e boomers). “Enquanto as gerações mais velhas têm quase 20% mais probabilidade do que as gerações mais novas de ver a RA como prática.”

Já quanto ao uso da tecnologia, “67% dos consumidores globais usam Realidade Aumentada principalmente em casa para funções que incluem comunicações (74%), jogos (55%), mídia e entretenimento (52%) e compras (41%). No próximo ano, os consumidores planejam usar mais RA em quatro áreas principais de crescimento: mídia (até 50%), compras (até 46%), jogos (até 41%) e comunicações (até 35%).”

Agora, quando o assunto é mídia, “31% dos consumidores afirmam que gostariam de criar seus próprios enredos de mídia interativa guiando os personagens por meio de um roteiro. E na categoria de compras, 54% dos consumidores dizem que gostariam de visualizar prontamente as informações sobre um produto após digitalizá-lo com a câmera do telefone.”

Mas vale ressaltar que, segundo o estudo, “as marcas têm a oportunidade de alcançar todas as gerações, oferecendo experiências de RA que atendam às necessidades e preferências do consumidor em constante evolução. E a expansão do uso da tecnologia está tendo um grande impacto sobre como as decisões de compra são feitas, especialmente à medida que os consumidores buscam experiências mais personalizadas e envolventes”.

A pesquisa destaca ainda que “restrições pandêmicas reforçaram a RA como uma forma de fazer a ponte entre o físico e o digital, e agora os gastos mundiais em RA/RV devem acelerar de pouco mais de US$ 12 bilhões este ano para US$ 72,8 bilhões em 2024. O relatório descobriu que mais da metade dos consumidores indicam que a Covid -19 tornou as experiências digitais de RA (56%) e as inovações tecnológicas (59%) mais importantes.”.

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