Gestão de contas eficaz gera vantagem competitiva__

A utilização da Robotic Process Automation (RPA) tem trazido muitos benefícios para as organizações, principalmente na elaboração de uma gestão de contas eficaz. Afinal, não é fácil diminuir despesas e atingir bons resultados sem ter total controle dos gastos. E a automação de atividades com robôs, além de diminuir erros, contribui para o aumento da produtividade, otimização do tempo e gera vantagem competitiva.

Isso porque a RPA é um software capaz de acessar outros sistemas e tomar decisões baseadas em regras pré-definidas. Ele funciona basicamente como um assistente virtual e imita as atividades realizadas por uma pessoa. Mas ainda precisa da intervenção humana em situações que envolvam a cognição, como interpretar textos ou tomar decisões que não foram estabelecidas antes.

A redução de erros também é um grande ganho na utilização dessa ferramenta. A começar pela digitação manual de faturas, contas, notas etc: essas atividades são totalmente eliminadas, o que evita falhas humanas na hora de digitar. A empresa também deixa de ter custos com documentos impressos e HDs para armazenar seus dados.

Gestão de contas: Robotic Process Automation (RPA)

A otimização do tempo é outra vantagem dessa ferramenta. Ao implementar softwares de automação, os robôs assumem as atividades mais burocráticas e os colaboradores passam a contribuir mais em suas funções. O interessante é que a automação de processos por robótica pode servir para tarefas complexas ou bem simples, como responder e-mails (padronizar respostas).

Organizações que utilizam a RPA podem configurar um software para infinitas atividades, inclusive interpretar aplicativos para processar uma transação ou mesmo se comunicar com outros sistemas digitais. Sem falar que a ferramenta gera vantagem competitiva, um grande diferencial na Era digital.

O que diferencia a RPA de outras ferramentas de automação empresarial é que com ela podemos escalar um negócio aumentando sua produtividade e o faturamento, mas sem crescer as despesas. Isso decorre em função dessa tecnologia ter maior flexibilidade e capacidade de se adaptar a vários tipos de processos.

Diante disso, o software responsável pela automação é capaz de resolver problemas sem interromper as atividades da organização. Outra vantagem da RPA se comparada com as formas mais tradicionais de automação é que a tecnologia não exige um acompanhamento constante de um colaborador. A necessidade de um funcionário em tempo integral pode gerar erros e mais tempo na execução dos processos internos.

Aumento da produtividade dos colaboradores

A lucratividade de uma organização depende da produtividade de seus colaboradores. E sabemos que uma rotina operacional exige tempo e dedicação. Por isso, é fundamental para o crescimento de uma empresa a adoção da automação de processos, pois diminui e muito o volume de tarefas, principalmente as repetitivas.

E a função da RPA é justamente transformar as atividades repetitivas de rotina em um processo autônomo e digital. Além de uma excelente relação custo-benefício, a ferramenta não é algo que exige muito esforço para ser aplicada. O primeiro passo é avaliar quais processos devem ser automatizados. Ou seja, fazer uma triagem dos mais importantes.

Ao acelerar de forma mais assertiva os processos internos, por intermédio da automação robótica, as organizações agregam valor ao capital humano – um de seus bens mais preciosos – e  ainda ganham vantagem competitiva.

Segundo Cesar Taurion, sócio da Kick Ventures e VP de Estratégia e Inovação na Cia Técnica, mentor e investidor de startups, a maior parte dos CEOs no Brasil quando entrevistados pela mídia afirma que “a digitalização de seus negócios principais será essencial para se manterem economicamente viáveis e competitivos”. Leia aqui matéria na íntegra.

Uma das formas de se aprofundar sobre estes e outros assuntos que envolvem a gestão de contas eficaz é dividindo experiências com profissionais da área. Participe do Shared Services Starters – a reunião virtual terá cerca de 50 executivos.

Gostou deste artigo? Confira mais em nosso blog e compartilhe nas redes sociais!

Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Open chat
Estamos online!
Olá 👋🏻
Podemos te ajudar?