Quais são as dicas de ouro para marketing digital? Afinal, para impulsionar seus negócios é preciso apostar em ações online que realmente deem resultados. Principalmente hoje que nos deparamos com um grande leque de opções via web e ficamos sem saber por onde começar a divulgação de produtos ou serviços.
Mas antes mesmo das dicas, é preciso saber que o marketing atual não é focado no produto e sim no ser humano. O sucesso de todo negócio depende de como a empresa adequa a produção de seus produtos ou serviços às necessidades dos clientes. O desejo e as preferências do consumidores vêm primeiro.
As Startups, por exemplo, estão criando negócios impensáveis e rompendo fronteiras por entenderem as insatisfações e os desejos dos consumidores em vários setores do mercado mundial. Desbancando até organizações tradicionais que não conseguem enxergar essa grande mudança no marketing: foco no cliente.
Abaixo: 4 dicas de ouro para marketing digital
1 – Aposte em um Marketing que não interrompa
Um marketing que não interrompa as atividades dos clientes se tornou imprescindível atualmente. Não é à toa que essa nova estratégia de abordar as pessoas substitui cada vez mais os anúncios invasivos. É preciso alcançar o público-alvo na hora certa e com conteúdo adequado. Leia a matéria: Novo marketing voltado para o comportamento humano.
2 – Pesquise seu público-alvo: “saia do prédio”
Estude o comportamento do seu público-alvo.
“Saia do prédio”. Essa é uma das frases famosas do professor norte-americano Steve Blank – uma lenda do Vale do Silício – que se tornou o mestre da geração “lean startup”.
Para ele, “um plano de negócios não resiste ao primeiro contato com o mercado”. Isso porque precisamos sair do escritório e conhecer profundamente potenciais clientes e fornecedores – entender suas necessidades e apresentar soluções.
3 – Marketing de conteúdo
Crie conteúdo relevante e consistente para o seu público-alvo na Internet. Essa é a melhor forma de gerar leads qualificados. Alimente seus canais de comunicação com informações realmente úteis. Sem existir uma intenção comercial direta, como nas campanhas publicitárias, pois o objetivo é colocar o consumidor no “funil de vendas” sanando suas dúvidas sobre determinado assunto.
Se você já tem uma loja online, por exemplo, crie um Blog dentro da plataforma para explicar via matérias suas linhas de produtos ou serviços e como eles podem atender às necessidades dos clientes.
4 – Invista em mídia orgânica
Para ajudar sua empresa a ganhar relevância no Google, invista em mídia orgânica. Essa estratégia te dará a médio e longo prazos muito mais retorno. Atualmente existem especialistas em Marketing de Conteúdo, com estratégia SEO ( Search Engine Optimization), que podem posicionar a sua plataforma de comunicação na web (site, blog etc) entre os melhores na busca orgânica.
Vale ressaltar que o consumidor atual ganhou poder de voz com os avanços tecnológicos e a maioria deles prefere os resultados de busca orgânicos. Isso porque o conteúdo responde melhor suas dúvidas (não tem o intuito de vender e sim de informar). Por isso, quanto menos a marca falar dela maior será seu engajamento.
Antes, a marca buscava o cliente e agora é o consumidor que percorre os caminhos na web em busca de produtos e serviços. O que torna imprescindível para as empresas a geração de leads qualificados.
Mas “conquistar a atenção do consumidor nos dias atuais não é tarefa para amadores. As empresas precisam se diferenciar num oceano de informações, anúncios e outras distrações digitais que ocupam todo o tempo dos seus clientes na Internet”, afirma Joe Pulizzi, fundador do Content Marketing Institute. Leia a matéria: Como gerar leads qualificados?