Como gerar leads qualificados?

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Gerar leads qualificados se tornou um dos principais desafios das organizações em plena era digital. Afinal, “conquistar a atenção do consumidor nos dias atuais não é tarefa para amadores. As empresas precisam se diferenciar num oceano de informações, anúncios e outras distrações digitais que ocupam todo o tempo dos seus clientes na Internet”, afirma Joe Pulizzi, fundador do Content Marketing Institute.

Não é à toa que em seu livro Marketing de Conteúdo Épico, Pulizzi aponta a necessidade de as empresas se comunicarem com seus clientes sem comercializar nada. “É o marketing que não interrompe. Em vez de vender seus produtos ou serviços, você entrega informações que fazem os seus compradores ficarem mais inteligentes ou, então, os diverte para construir uma conexão emocional”, afirma o autor.

Por isso, a importância de se construir uma estratégia de conteúdo épico, ou seja: inédito, com impacto e útil. O objetivo é fazer com que as pessoas parem e reflitam sobre o que estão lendo. Que encontrem soluções que realmente atendam suas necessidades e as façam até mesmo agir de forma diferente.

Como gerar leads qualificados? Marketing de conteúdo

No livro, Pulizzi ressalta a importância da elaboração de um bom conteúdo na geração de leads. Segundo dados mostrados em sua obra:  70% dos compradores afirmam que “marketing de conteúdo faz com que eles se sintam mais próximos das empresas patrocinadoras e 60% dizem que o conteúdo das companhias os ajudam a tomar melhores decisões sobre os produtos”.

Isso ocorre, de acordo com o autor, porque as organizações entregaram informações realmente “valiosas, consistentes e contínuas aos compradores e eles recompensam as companhias com mais negócios e lealdade”. Mas como esse conteúdo deve ser construído para trazer engajamento?

Veja algumas dicas de Pulizzi abaixo:

Responder a uma necessidade: seja útil aos seus clientes

Comunicar de forma consistente: alimentar os canais de comunicação com informações novas – que orienta – e com uma certa frequência

Falar de pessoa para pessoa: encontre seu tom de voz – fale diretamente com seu cliente

Ter personalidade: tenha opinião – crie conteúdo exclusivo, impactante

Ser isento do discurso de vendas: foco não é vender e sim informar

Ser o melhor do seu mercado: conquiste seu território na web

Storytelling: a bola da vez na geração de leads

O “storytelling” se tornou a bola da vez na geração de leads. Isso porque sua narrativa não é focada em produtos ou serviços, mas no comportamento humano.

Mas essa não é uma estratégia tão nova. Philip Kotler – o pai do marketing moderno, escreveu, em 1967, ao lançar o livro “Administração de Marketing”: “Conte histórias que conectam”. Uma de suas grandes lições. Leia aqui a matéria. 

“Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade”. Essa é outra frase de Kotler que também nos faz pensar, e muito, sobre a importância de as empresas conhecerem e compreenderem a fundo seu público-alvo, atendendo suas necessidades e desejos.

Leia matéria: Novo marketing: voltado para o comportamento humano.

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