Empresas que implementaram a política de home office estão colhendo cada vez mais frutos do trabalho remoto. Isso porque a maior parte delas mudou o foco para resultados e parou de se preocupar com horas trabalhadas. Com isso, além de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, que passam a dar mais atenção à vida pessoal, os custos operacionais dessas organizações reduziram.
Ou seja, ambas as partes saem ganhando. Mas para que o home office seja eficiente, a empresa precisa estabelecer regras e investir em treinamentos. Afinal, nem todos os colaboradores conseguem se adaptar tão facilmente ao trabalho remoto, pois não é fácil criar uma rotina de job de um dia para o outro, como nos foi exigido durante a pandemia.
Para ser mais assertivo ao adotar essa prática, faça uma análise dos setores da empresa e defina quais deles o home office poderá ser implementado. Em áreas exclusivamente operacionais, por exemplo, com manejo de maquinários e insumos, o trabalho remoto fica bem mais difícil.
Agora, antes mesmo de pensar em adotar o home office é preciso investir pesado em TI. Principalmente porque o setor de tecnologia receberá muitas demandas dos colaboradores, além do fator segurança ser uma das maiores preocupações do mundo corporativo nos dias de hoje. Leia a matéria: Cyber Security: um dos maiores desafios da era digital.
Política de home office
No início, experimentações são importante. Então, não implemente uma política de home office full time. Comece com um ou 2 dias na semana e veja como serão os resultados no final do mês. Se os colaboradores conseguirem cumprir suas metas, insira mais um dia de trabalho em casa. E após um ano, com todos os dados consolidados, talvez já seja a hora de partir para o trabalho remoto em tempo integral.
Mas durante todo esse período, invista em treinamentos com psicólogos e faça reuniões presencias, pois essas são formas de saber se seus colaboradores estão mesmo motivados, ou não, com o trabalho em casa. Vale ressaltar também que as políticas de home office precisam obrigatoriamente envolver o departamento de recursos humanos. Por isso, prepare o seu RH. Esse é um setor que deve estar sempre atualizado para gerir as relações de trabalho, além de dar o suporte necessário para a empresa.
Dicas para se adaptar ao trabalho remoto
A primeira coisa a fazer é organizar seu “cantinho de trabalho em casa”. Se não tiver um escritório, um quarto ou sala disponível, providencie um espaço para “chamar de seu” na varanda, no quarto, ou em qualquer outro lugar que você se sinta bem. O importante é que seja arejado, bem iluminado e sem pessoas transitando para não tirar sua concentração.
Elabore uma agenda semanal e crie um horário de trabalho diário. Exemplo, das 9h às 12h. Parada para o almoço. Volta às 14h e vai até 18h. Para os que preferem trabalhar na parte da tarde até à noite: comece às 14h e siga em frente. O importante é cumprir todos os dias um ritual de horas trabalhadas, além de colocar limites para não exagerar no ofício.
Agora, não deixe de inserir nesta rotina, atividades físicas, cursos, lazer, pois é sempre bom fazer coisas que te dão prazer e proporcionam bem-estar. Tirar o pijama também é outra dica importante para você se adaptar ao home office, pois muitos profissionais precisam estar vestidos adequadamente para se sentirem no trabalho.
Saber detectar o que te distrai, como rede sociais, celular, mensagens no WhatsApp etc também é importante para manter a produtividade em casa. Para aproveitar bem o seu tempo, determine intervalos de 15 minutos, de hora em hora, para se interagir com o que te tira a atenção. Leia a matéria: Como se adaptar à rotina de trabalho em casa?
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