Benefícios da gestão de processos

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Gestão de processos é um conjunto de práticas que tem como objetivo analisar e monitorar o fluxo de negócios de uma organização. Além disso, por intermédio de uma visão sistêmica, é possível promover a melhoria contínua de todos os setores da empresa, o que gera vantagem competitiva.

Com uma boa gestão de processos, a organização consegue ter, por exemplo, mais controle sobre a atuação dos colaboradores, além de visibilidade sobre os indicadores de desempenho. Isso sem falar nos benefícios indiretos, pois o aumento da qualidade, entre outros fatores, tornam o cliente mais satisfeito.

Abaixo, confira alguns benefícios da gestão de processos.

Gestão de processos: benefícios

  • Visão detalhada do funcionamento da organização;
  • Definição de padrões de processos para todos os setores;
  • Medição de desempenho;
  • Treinamento de colaboradores passam a seguir padrões estabelecidos;
  • Automatização de processos;
  • Redução de acidentes de trabalho;
  • Aumento da satisfação dos clientes;
  • Gera vantagem competitiva;
  • Identifica oportunidades e minimiza problemas;
  • Aumento da qualidade produtiva;
  • Reduz custos.

Principais tipos de gestão de processos organizacionais

Os principais tipos de gestão de processos organizacionais são: a gestão funcional e a gestão sistêmica, que se diferem na metodologia.

A gestão funcional é mais tradicional. O modelo segue a hierarquia funcional da empresa e os processos de trabalho são bem fragmentados. Outro diferencial: não possui foco no cliente, pois geralmente é orientado para atingir metas internas.

Em contrapartida, o fluxo de trabalho na gestão sistêmica é mais cooperativo e menos fragmentado. Valoriza-se mais o trabalho em equipe, o que torna as atividades mais integradas. Já os indicadores são voltados para as necessidades dos clientes gerando vantagem competitiva.

Afinal, em plena era digital, as empresas que se destacam no mercado são as voltadas para atender os desejos e necessidades do ser humano e não as com foco em produtos ou serviços. Com isso, os processos logísticos eficientes, por exemplo, se tornaram essenciais no atendimento ao cliente.

Processos logísticos eficientes

Agora, para investir em processos logísticos eficientes é preciso ter equipes bem treinadas. Não adianta apostar em tecnologia de ponta, sem trabalhar o fator humano. Uma tarefa que demanda muito empenho, sensibilidade e criatividade dos profissionais de RH para motivar e obter bons resultados dos colaboradores.

Com os avanços tecnológicos, que ampliaram e muito as compras pela Internet, o RH passou a ser mais requisitado pela área de logística. Eles precisam  assegurar que os processos sejam eficientes – até mesmo para driblar a concorrência – e necessitam formar equipes de alta performance.

Isso porque os funcionários são essenciais para o desenvolvimento da área de logística. E sem uma boa equipe, que acredite no propósito da empresa, fica bem difícil fazer a operação crescer. Leia a matéria: Processos logísticos eficientes: trabalhe o fator humano.

Automação de processos

Vale ressaltar que a automação de processos não surgiu para substituir a atividade humana nos negócios. E, por isso, os gestores precisam entender melhor o papel do ser humano neste processo. Pra começar, máquinas não sabem lidar com incertezas e mudanças. Ao contrário dos colaboradores, que conseguem encarar cenários inesperados. E diante disso, é preciso avaliar e mapear quais processos podem se tornar automáticos.

Em seguida, escolha a solução tecnológica mais adequada para o seu negócio, levando em consideração questões de segurança e compliance. O próximo passo é treinar a equipe e mostrar para todos os colaboradores, fornecedores e clientes quais benefícios a automação irá trazer para a empresa.

Além disso, monte uma equipe de apoio ou contrate uma externa (pode ser da própria fornecedora da solução) para orientar e tirar as dúvidas dos colaboradores. E inicie a automatização pelos processos mais simples, pois vai facilitar a compreensão de todos.

Para se aprofundar mais sobre esses e outros assuntos, participe do Encontro Shared Services – processos e automação. Clique aqui para saber mais (vagas limitadas).