Processos logísticos eficientes: trabalhe o fator humano__

Processos logísticos eficientes dependem de equipes bem treinadas para fazer todo o sistema funcionar. Não adianta investir em tecnologia de ponta, sem trabalhar o fator humano. Uma tarefa que demanda muito empenho, sensibilidade e criatividade dos profissionais de RH para motivar e obter bons resultados dos colaboradores.

Com os avanços tecnológicos, que ampliaram e muito as compras pela Internet, o RH passou a ser mais requisitado pela área de logística. Eles precisam  assegurar que os processos sejam eficientes – até mesmo para driblar a concorrência – e necessitam formar equipes de alta performance.

Isso porque os funcionários são essenciais para o desenvolvimento da área de logística. E sem uma equipe eficiente, que acredite no propósito da empresa, fica bem difícil fazer a operação crescer.

Mas como alcançar uma gestão de pessoas eficiente na logística?

1. Elabore uma pesquisa para saber o clima organizacional

Ao fazer uma pesquisa organizacional focada na área de logística, o RH vai conseguir ter uma ideia do nível motivacional da equipe. Essa também é uma oportunidade para ajudá-los e orientá-los.

Ao demonstrar interesse em saber os motivos que levaram à equipe a ter um mau desempenho, por exemplo, o RH ganha a confiança dos colaboradores e mostra interesse em mudar o que os incomoda. É preciso entender na essência os problemas que os impedem de desenvolver um bom trabalho.

2. Investir em um ambiente de trabalho agradável

O RH também tem que ficar atento ao ambiente de trabalho. Oferecer boas instalações, com espaços para descanso, por exemplo, é muito benéfico. Quem não gosta de tirar um cochilo depois do almoço, não é mesmo? Assistir televisão, jogar conversa fora, poder ler um livro. Tudo isso ajuda a descontrair o local.

Interagir a equipe de logística com todos os setores da organização também é muito importante. Muitas áreas mal se comunicam e os profissionais se sentem isolados. Uma solução é criar espaços de lazer dentro das empresas. Uma aula de ginástica, uma partida de futebol etc não só unem colegas como melhora a qualidade de vida de todos.

3. Prêmios coletivos

Ofereça prêmios específicos para as equipes baterem ou superarem suas metas. Isso motiva o trabalho coletivo e faz com que todos se unam para melhorar a performance.

A realização de reuniões de feedbacks positivos é outra estratégia que motiva uma equipe. Parabenizar ações conjuntas e individuais em público é importante para que os colaboradores sintam que a empresa valoriza e reconhece o trabalho de cada um.

4 – Invista na capacitação dos colaboradores

Com as novas tecnologias disponíveis, investir na capacitação dos colaboradores é fundamental para o desenvolvimento da área de logística. Não é à toa que a Universidade Corporativa (UC) ganha cada vez mais espaço dentro das organizações.

Organizações que investem no capital humano têm um ambiente de trabalho motivador, o que é um diferencial  para reter e atrair talentos.

Leia a matéria: Universidade Corporativa: sua organização investe no capital humano?

Uma das formas de se aprofundar sobre esses e outros assuntos que envolvem a gestão de pessoas é debatendo com profissionais da área de recursos humanos. Participe do HR Rewards – a reunião virtual terá cerca de 50 executivos. Clique aqui para mais informações

Gostou deste artigo? Confira mais em nosso blog e compartilhe nas redes sociais!

Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Open chat
Estamos online!
Olá 👋🏻
Podemos te ajudar?