Diminuir a ansiedade no trabalho não é uma tarefa fácil. Quanto mais em países como o nosso, cuja instabilidade econômica e política tira o sono de qualquer executivo. Não é à toa que o Brasil já era considerado, antes da pandemia, o País mais ansioso do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), além de apresentar a maior incidência de depressão da América Latina, impactando em torno de 12 milhões de pessoas.
E a situação só agravou com a pandemia. Estudo realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) revelou um amento de 90% nos casos de depressão no País. Sem falar que o número de pessoas com crises de ansiedade e sintomas de estresse agudo dobrou entre março e abril de 2020.
Entre as principais causas, de acordo com a pesquisa UERJ, “destacam-se baixo nível de empatia, grande desgaste emocional pessoal, sofrimento e aumento do individualismo. Por outro lado, em países que oferecem mais infraestrutura coletiva de apoio, as populações experimentam menor impacto do sofrimento psíquico provocado pela pandemia” .
Dicas para diminuir a ansiedade
A meditação é uma técnica milenar que trabalha a atenção plena, por intermédio da concentração e respiração. O objetivo dessa prática é trazer a consciência para o momento presente, fortalecendo o corpo e a mente. Por isso, o exercício mental diminui a ansiedade e o estresse no trabalho. Leia a matéria: Meditação no trabalho: tendência na Europa e EUA
A prática de exercícios físicos também ajudam a controlar a ansiedade, pois eleva a produção de serotonina – substância que aumenta a sensação do prazer. Yoga, caminhada, corrida, por exemplo, são atividades indicadas porque trabalham bem a respiração.
Outra dica é trocar o café durante o trabalho por chás de camomila, lavanda, erva cidreira ou flor de maracujá, que agem como calmantes naturais. O chá em sachê (saquinho), por exemplo, é muito fácil de preparar em qualquer lugar.
Ascender um incenso no seu escritório ou uma vela perfumada também ajuda a relaxar. Aromas como o de flor de laranjeira, lavanda, bergamota são indicados para reduzir o estresse.
Organizar o ambiente de trabalho também traz bem-estar. Não bagunce ou entulhe o espaço, pois não achar o que você procura causa ansiedade. E crie uma agenda para as tarefas diárias, isso vai te ajudar a controlar o estresse. Priorize o que é mais importante e faça uma coisa de cada vez.
Agora, dormir bem é pré-requisito para controlar o estresse e a ansiedade. Evite entrar em redes sociais, assistir filmes violentos ou qualquer outro tipo de ação que leve a agitação. Deite na cama e tente relaxar: não pense nas suas obrigações e tarefas do dia seguinte.
Terapia: busque ajuda
Faça terapia. Com a ajuda de um psicólogo você vai conseguir refletir sobre as causas da ansiedade ou o que está te estressando, pois não é fácil controlar esses sentimentos sozinho.
Para reconhecer a necessidade da ajuda de um profissional, fique atento a esses sinais:
- preocupação excessiva;
- crises de taquicardia e falta de ar
- dificuldade para fazer as atividades diárias;
- insônia;
- ataques de pânico;
- agitação e irritabilidade;
- enxaquecas
- tensão muscular
- suor frio
- medo constante
- tontura e sensação de desmaio
Leia também: A mudança de hábitos pode transformar pessoas e empresas