O papel do CIO na transformação digital

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O CIO se tornou o protagonista no processo de transformação digital das organizações. Sua atuação é crucial para que as empresas se adaptem às mudanças de mercado e ganhem vantagem competitiva. Afinal, para introduzir e implementar tecnologias inovadoras, o Chief Information Officer precisa ter uma visão estratégica da essência do negócio e ir além dos conhecimentos técnicos.

O olhar macro do CIO, além de minimizar os impactos gerados pela adoção de novas tecnologias, ajuda a identificar e adotar tendências do setor de atuação antes da concorrência. Mas para obter sucesso nessa jornada da transformação digital, ele precisa manter um relacionamento estreito com todos os setores da organização, principalmente com o C-level.

Os diálogos com as equipes operacionais têm que ser frequentes e o maior desafio é fazer com que os colaboradores absorvam rapidamente às mudanças tecnológicas da empresa. Claro que a cultura da organização também vai facilitar ou não a vida do CIO nesse processo, por isso, a estratégia da empresa tem que estar muito bem alinhada com o CEO e outros executivos seniores.

O CIO precisa de uma cultura organizacional forte

“A cultura come a estratégia no café da manhã”, essa famosa frase de Peter Drucker, o pai da administração moderna, evidencia a importância de se ter um time engajado, com a mesma mentalidade, para que a mudança aconteça. Caso contrário, nenhum planejamento ou tecnologia de ponta terão sucesso.

A jornada da transformação digital precisa de uma cultura organizacional que incentive o progresso da empresa. O CIO é um líder em inovação e, por isso, cabe a ele mostrar o quanto que o uso de novas tecnologias podem contribuir para que as pessoas façam um trabalho criativo e inovador.

Mas para que os colaboradores entendam a estratégia do CIO, é preciso que o código de conduta e ética da companhia seja pautado em valores como colaboração, aprendizado contínuo, tolerância etc. Os erros também fazem parte do processo de inovação e é a partir deles que conseguimos evoluir. Leia a matéria: “Cultura Organizacional: qual é a personalidade da sua empresa?

Erros na jornada da transformação

A jornada da transformação digital é um processo contínuo e requer que a empresa tenha propósito. Não adianta nada investir pesado em tecnologia e não saber exatamente onde quer chegar. Nem ter visão estratégica do negócio e do setor de atuação. Se todos estão voltados para uma direção, por que devo ir também? É preciso ter cuidado com o modismo.

Por isso, o papel do CIO na transformação digital é tão importante. Cada negócio é único e não existe um padrão a ser seguido. Principalmente porque os objetivos e os valores das empresas são diferentes. As Startups, por exemplo, têm ganhado vantagem competitiva porque se permitem errar. Ao utilizarem o conceito MVP (Minimum Viable Product), realizam testes primários para transformar ideias em produtos.

Segundo Marcelo Gomes, gerente de excelência operacional da Wow Nutrition, no processo de inovação as empresas acertam bastante, mas também cometem erros. “E para errar mais rápido e corrigir o erro mais cedo é importante pensar em entregas com produto viável mínimo (MVP), um conceito do Lean Startup que enfatiza o impacto do aprendizado no desenvolvimento de novos produtos”. Leia o artigo “Inovação nos processos e o papel colaborativo de TI”.

Uma das formas de se aprofundar sobre estes e outros assuntos que envolvem os sucessivos desafios que a tecnologia da informação impõe é debatendo com profissionais da área. Participe do Sab I CIO – a reunião virtual terá cerca de 50 executivos.