Por que investir em treinamento e no desenvolvimento profissional de seus colaboradores?__

As empresas mais bem-sucedidas do planeta investem em programas de treinamento e no desenvolvimento profissional de seus colaboradores em busca de vantagem competitiva. Isso porque, além de o capital humano ser o ativo mais importante de uma organização, essa é a melhor forma de estimular as habilidades e competências dos funcionários.

Afinal, a educação corporativa gera mudanças no comportamento dos colaboradores e cria novos hábitos, atitudes, conceitos etc. Sem falar que melhora o ambiente de trabalho e engaja equipes. Mas para ter êxito, as empresas precisam entender que este é um investimento de médio e longo prazo e a aprendizagem deve ser contínua.

Investir em treinamento gera vantagem competitiva

É preciso promover na organização uma cultura de aprendizagem, aliando necessidades das áreas de negócios com treinamentos, principalmente voltados para a transformação digital, o que não é uma tarefa fácil.

Essa dificuldade se deve ao fato de as organizações não enxergarem seus colaboradores como a parte mais importante para o crescimento dos negócios. Eles irão contribuir, ou não, para que as empresas alcancem seus objetivos mais rapidamente. E uma equipe qualificada entrega melhores resultados. Leia a matéria: Educação Corporativa: time qualificado gera vantagem competitiva.

Por isso, a Universidade Corporativa (UC) ganha cada vez mais espaço dentro das organizações com a chegada de novas tecnologias. A General Motors, por exemplo, foi pioneira ao apostar, em 1927, na criação do General Motors Engineering and Management Institute (GMI) dentro da companhia. E, a partir daí, mostrou ao mundo a importância de as empresas assumirem um papel na coordenação da educação dos colaboradores.

Leia a matéria: Universidade Corporativa: sua organização investe no capital humano?

Dicas do SEBRAE: quais são as ações essenciais para a capacitação da sua equipe?

Faça um diagnóstico da equipe

Antes de implementar qualquer medida de capacitação de sua equipe, você precisa entender qual o perfil profissional adequado para atender às necessidades de seu negócio.

Em seguida, faça uma análise do perfil de seus atuais colaboradores e identifique quais as habilidades precisam ser melhor desenvolvidas. A partir disso, é possível identificar as melhores soluções para que seus colaboradores atinjam a alta performance.

Fique atento ao processo de recrutamento

Durante o diagnóstico inicial, você conseguiu identificar as competências ideais para montar um time de alta performance em seu negócio. Essas informações são valiosas também durante o processo de seleção de novos colaboradores.

Procure por profissionais com excelência naquilo que fazem, mas que tenham habilidades que complementam os talentos que já fazem parte da empresa. Esse futuro colaborador também deve se mostrar alinhado à missão e aos valores do seu negócio.

Ofereça cursos e treinamentos

A qualificação é a chave para o aumento da produtividade e estímulo à inovação que antecipa as mudanças de mercado. Assim como você procura se preparar para encarar os desafios do seu negócio, a sua equipe também necessita desse investimento.

Ofereça cursos e treinamentos de capacitação profissional e incentive aqueles colaboradores que vêm buscando aperfeiçoar suas habilidades por conta própria.

Investir no capital intelectual de seus profissionais faz com que eles percebam ainda o quanto são importantes para o sucesso do negócio. Como consequência, há uma maior motivação para a busca de resultados.

Estabeleça metas objetivas

Metas eficientes são aquelas capazes de estimular a equipe na busca de soluções. Pensando nisso, no momento em que estiver traçando os propósitos do negócio, você precisa desenvolver um plano de trabalho coerente, com metas objetivas e claras. Não se esqueça de definir prazos e dividir as responsabilidades.

Priorize as ações coletivas

O trabalho em equipe estimula o engajamento dos colaboradores no cumprimento das metas e na busca por soluções inovadoras com maior rapidez e eficiência. Por isso, para montar sua equipe de alta performance, é necessário priorizar mais as ações coletivas. 

A gamificação tem sido uma ferramenta importante no estímulo e no desenvolvimento do trabalho em equipe nas empresas. Em linhas gerais, ela utiliza conceitos do mundo dos games para incentivar a equipe a atingir determinado objetivo. Leia, aqui, a matéria do Sebrae na íntegra.

Para se aprofundar mais sobre esse e outros assuntos, participe do Mind Move (RH- Treinamento e Desenvolvimento): o Encontro (formato híbrido) terá cerca de 50 executivos (vagas limitadas). Clique aqui para saber mais.

 

Gostou deste artigo? Confira mais em nosso blog e compartilhe nas redes sociais!

Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Open chat
Estamos online!
Olá 👋🏻
Podemos te ajudar?