Tendências de RH para 2022__

As tendências de RH para 2022 estão voltadas para o engajamento do colaborador. Afinal, novas formas de trabalho surgem a cada dia com os avanços tecnológicos e as oportunidades para quem quer empreender são inúmeras. E isso exige das organizações mais alinhamento e diálogo com seus funcionários.

Abaixo, alguma dicas que vão te ajudar a atrair e reter talentos.

Quais as principais tendências de RH para 2022?

Identifique o potencial de seus colaboradores

Identificar o potencial dos colaboradores é uma das tendências de RH para 2022. Por que não valorizar seu time ao invés de buscar novos talentos? Para isso, invista na formação de líderes, buscando aprimorar as habilidades profissionais das pessoas que já trabalham para a empresa. Essa é uma excelente forma de engajar equipes e gerar vantagem competitiva.

Torne o ambiente de trabalho mais prazeroso

“Não é justo que a experiência no trabalho seja tão desmotivadora e desumana quanto se vê por aí”, afirma Bock, co-fundador e CEO da Humu, plataforma criada com intuito de auxiliar a produtividade de empresas por meio de recursos humanos.

No livro, “Um novo jeito de trabalhar”, o ex-chefe de RH do Google mostra como a filosofia certa de trabalho é capaz de atrair e reter os melhores talentos para o seu negócio garantido que os profissionais se desenvolvam, tenham sucesso e sejam felizes.

Leia a matéria: “Um novo jeito de trabalhar”: livro revela detalhes sobre processos de recrutamento e seleção do Google

Gamificação

A gamificação – uso de mecânicas e características de jogos para engajar, motivar comportamentos e facilitar o aprendizado de pessoas em situações reais – tem crescido muito nos últimos anos por criar uma competição saudável entre os colaboradores.

Isso porque a inserção de elementos de jogos no trabalho pode melhorar o desempenho dos colaboradores e incentivá-los na obtenção de resultados. Defina uma meta que precisa ser atingida pela empresa e estabeleça uma recompensa: não precisar ser necessariamente financeira.

Flexibilidade no trabalho

Os benefícios que fazem a cabeça dos colaboradores atualmente são os voltados para o bem-estar. Por isso, flexibilidade no trabalho está entre as tendências de RH para 2022.  O home office, adotado pela maior parte das empresas desde o início da pandemia, tem favorecido não só os funcionários como as organizações.

Essa nova forma de trabalho a distância, além de proporcionar mais liberdade e independência na tomada de decisões, faz com que o colaborador tenha foco e desenvolva seu trabalho em menos tempo. Ele não precisa se deslocar, almoçar na hora determinada pela companhia etc. E ainda consegue conciliar ofício e lazer.

Por outro lado, ao adotar o home office / ou a jornada hibrida, a empresa reduz custos e passa a focar mais em resultados e menos em “horas de trabalho”.

Pesquisa realizada esse ano pela empresa americana Zoom Video Communications revela que “as pessoas estão cada vez mais interessadas em, no final da pandemia, assumir um regime de trabalho híbrido”. E as organizações, de acordo com o estudo, também têm adotado essa jornada, adaptando o ambiente de trabalho às necessidades tanto da empresa quanto dos colaboradores.

Leia a matéria: Benefícios que fazem a cabeça dos colaboradores

Gostou deste artigo? Confira mais em nosso blog e compartilhe nas redes sociais!

Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Open chat
Estamos online!
Olá 👋🏻
Podemos te ajudar?