Como elaborar uma boa estratégia de marketing?

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Para elaborar uma boa estratégia de marketing, os profissionais da área precisam prestar atenção em alguns elementos-chave. Afinal, em plena era digital, a maior parte das pessoas busca por produtos e serviços na Internet. E com as novas tecnologias e a chegada do 5G, o consumidor ganhará ainda mais poder de voz no universo online.

Mas para obter êxito, as organizações têm que criar estratégias focadas no ser humano e não no produto ou serviços. Quem entender melhor o comportamento, necessidades e desejos de seu público-alvo ganhará vantagem competitiva.

Abaixo, confira o que não pode ficar de fora da sua estratégia de marketing.

Dicas: estratégia de marketing

Crie personas

Criar personas é o primeiro passo para definir a estratégia de marketing e a forma de se comunicar com o mercado. São perfis de clientes relevantes para o seu negócio. Dessa forma, fica mais fácil direcionar campanhas e conteúdos que realmente atendam às necessidades deles.

Mas uma persona – representação fictícia do cliente ideal – não apresenta apenas informações pessoais: idade, sexo, endereço. Saber quais são os hobbys, desejos, inseguranças etc também são dados importantes para conhecer melhor seu público-alvo. E atualmente existem ferramentas de marketing que podem te auxiliar nestas pesquisas.

Conteúdo épico

Insira na sua estratégia de marketing conteúdo épico. Ou seja: inédito, com impacto útil. O objetivo é fazer com que as pessoas parem e reflitam sobre o que estão lendo. Que encontrem soluções que realmente atendam suas necessidades e as façam até mesmo agir de forma diferente. Leia a matéria: Como gerar leads qualificados?

Canais de comunicação

Crie bons canais de comunicação e os alimente com conteúdo épico. Suas chances de sucesso serão maiores com matérias relevantes e consistentes, que realmente respondam e tire as dúvidas das pessoas na web. Seja um site, blog, redes sociais, e-mail marketing, link patrocinado etc, o importante é que o conteúdo atenda às necessidades dos clientes.

Invista em boas ferramentas de marketing

Boas ferramentas de marketing são essenciais para se obter resultados a médio e longo prazos. Google analytics, por exemplo, é extremamente importante para monitorar e analisar o desempenho de sites e blogs.

Já a Ubersuggest é uma ferramenta gratuita básica (ou versão paga mais aprimorada) para pesquisar palavras-chave e aumentar o tráfego em seu site, blog etc.

A CrazyEgg também é muito útil porque ajuda a aumentar as conversões de sua loja online. Já a Optmizely pode ser usada para otimizar seu funil de vendas. E a Hubspot é uma plataforma de vendas bem eficiente.

Era da hiperconectividade

A Era da hiperconectividade chegou com o 5G e as organizações terão que construir marcas cada vez mais autênticas, com propósito claro e responsabilidade social. Certamente não é uma tarefa fácil porque a maior parte das empresas foca no produto e não nas necessidades dos clientes. Mas esse será o caminho: o marketing precisa enxergar pelas lentes do público-alvo. Leia aqui a matéria.

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