Falta de segurança psicológica no trabalho: medo de errar 

compartilhe este artigo:

Segurança psicológica no trabalho é o principal alicerce das equipes de alto desempenho. Afinal, um ambiente organizacional onde os colaboradores não têm medo de errar e podem compartilhar experiências e ideias sem restrições, contribui para o engajamento entre os times, além de gerar vantagem competitiva.

Isso porque não existe o receio de ser punido, constrangido ou rejeitado pelo simples fato de colocar uma ideia na mesa de discussão. Ou mesmo de se opor a algo que alguém está falando, principalmente se for um dos líderes da organização. E é essa “liberdade de expressão” que fortalece os times.

Tanto que para a Dra. Amy C. Edmondson, professora de Liderança e Gestão na Harvard Business School e especialista no tema,  o conceito de segurança psicológica pode ser definido como: “Um clima de equipe caracterizado por confiança interpessoal e respeito mútuo, no qual as pessoas se sentem à vontade em serem elas mesmas”.

Segundo ela, são necessárias três atitudes no dia a dia das lideranças para incentivo à equipe:

1 – “Reconhecer o trabalho como um processo de aprendizado e não de execução: se existe um problema, é preciso deixar claro que há uma questão a ser resolvida, sem apontar culpados.

É preciso mostrar que a equipe inteira é necessária para a solução do problema.”

2- “Possibilitar um ambiente em que falhas são permitidas: todos podemos falhar e saber lidar com isso é importante. Inclusive, reconhecer os próprios erros gera empatia e confiança no time. Assim, os colaboradores irão se sentir à vontade para se posicionar, independentemente da hierarquia.”

3 – “O gestor precisa modelar a curiosidade da equipe: é preciso adotar uma liderança indagativa e que faça mais perguntas. Assim, é possível gerar insights e desenvolver o pensamento, ao contrário de dar respostas prontas e irrevogáveis.

Ao sentirem segurança na atuação diária, os colaboradores tendem a aumentar os níveis de autoconsciência e estabilizar os de auto exigência. Passando a entender que a autocobrança pelo perfeccionismo não leva a nada e que todos possuímos pontos fortes e pontos a desenvolver.”

Segurança psicológica no trabalho: pesquisa Google

Após analisar 180 times de engenharia e de vendas, com uma mistura de indicadores de alta e de baixa performance, o Google descobriu que o que compõe um time verdadeiramente eficiente é o trabalho em conjunto.

Segundo o Estudo, que levou o nome de projeto Aristóteles, um tributo à frase do filósofo: “o todo é maior do que a soma de suas partes”, o elemento mais importante que separa as equipes de alto desempenho das médias é o nível de segurança psicológica na equipe.

Outros fatores como confiabilidade, significado, impacto, estrutura e clareza também se revelaram importantes, mas nos resultados das pesquisas, a segurança psicológica da equipe era quatro vezes mais significativa do que todas essas características.

Isso porque “a maior parte do trabalho é feito em times. Existe um mito em torno dos heróis ou gênios que desenvolvem as ideias do zero, mas o trabalho real é feito pelo coletivo”, comenta Adam Leornard, que trabalha com o desenvolvimento de lideranças Google School for Leaders.

Leia também: Demissão voluntária cresce no Brasil: “Grande Renúncia”