Gestão de equipes remotas: estratégias eficazes

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Por Christine Salomão, jornalista – diretora de conteúdo da ebdi. Gestão de equipes remotas: estratégias eficazes.

A pandemia de COVID-19 acelerou a adoção do trabalho remoto frente aos avanços tecnológicos e alterou significamente a forma como o mundo enxerga o trabalho, o que  tornou a gestão de equipes remotas uma habilidade essencial para líderes e gestores. Garantir que a colaboração, produtividade e bem-estar das pessoas se mantenham elevados requer abordagens estratégicas e sensíveis à dinâmica do ambiente de trabalho remoto.

Agora, enquanto os desafios permanecem, as oportunidades e benefícios oferecidos pelas novas formas de trabalho estão moldando uma nova normalidade. Isso porque à medida que mais empresas reconheçam os ganhos em produtividade, bem-estar e flexibilidade, a tendência é que o trabalho remoto continue a ganhar cada vez mais adeptos, além de remodelar as estruturas tradicionais de trabalho no futuro.

Sem falar que estamos caminhando para um mundo em imersão e as novas gerações já não abrem mão de trabalhar com propósito e de serem felizes no ofício. E essa nova forma dos jovens se relacionarem com o trabalho também tem influenciado a maior parte das pessoas. Tanto que os benefícios que fazem a cabeça dos colaboradores  hoje são os voltados para o bem-estar.

Além disso, a era digital abriu um leque de oportunidades para quem quer empreender e a crise pandêmica de Covid-19 reforçou ainda mais a importância de se viver com propósito. Por isso, para reter e atrair talentos, as empresas precisam ter atualmente uma cultura organizacional flexível e estratégias eficazes para gerenciar equipes remotas, promovendo a colaboração, produtividade e bem-estar dos colaboradores.

Equipes remotas: promova a colaboração, produtividade e bem-estar

A base de qualquer equipe bem-sucedida é a comunicação e no contexto remoto os gestores precisam ser ainda mais claros e transparentes com suas equipes. Por isso, uma boa estratégia é estabelecer canais de comunicação eficazes, como plataformas de mensagens instantâneas e videoconferências regulares, o que permite que os times permaneçam conectados, alinhados e informados sobre projetos, metas e expectativas.

Mas para manter a equipe focada e motivada é preciso definir metas e deixar os objetivos bem claros. O gestor deve fazer com que cada um dos seus colaboradores entendam suas responsabilidades individuais e como elas contribuem para os objetivos gerais da equipe e da empresa. Isso ajuda a criar um senso de propósito e direção, mesmo à distância.

Além disso, existem diversas ferramentas e softwares colaborativos disponíveis, que permitem que equipes trabalhem de forma eficiente mesmo estando distantes fisicamente. Plataformas para gerenciamento de projetos, compartilhamento de documentos e colaboração em tempo real, por exemplo,  facilitam o trabalho em equipe, possibilitando a criação e edição conjunta de documentos, bem como a realização de reuniões virtuais.

Flexibilidade nos horários

O trabalho remoto muitas vezes permite flexibilidade nos horários, o que pode ser benéfico para a produtividade e bem-estar dos colaboradores. No entanto, é importante estabelecer expectativas claras em relação a disponibilidade e horários de trabalho. Além disso, oferecer orientação sobre gerenciamento de tempo ajuda as pessoas a manterem um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal.

Mas os gestores também precisam ficar atentos ao isolamento, falta de separação entre trabalho e casa e o sentimento de desconexão, pois são fatores que podem afetar o bem-estar mental dos colaboradores remotos. Por isso, ser sensíveis a essas questões e promover práticas que apoiem o bem-estar emocional são muito importantes atualmente, como, por exemplo: oferecer acesso a recursos de saúde mental, incentivar pausas regulares e manter linhas de comunicação abertas para que os funcionários possam expressar suas preocupações.

Vale ressaltar que a falta de interações presenciais não deve impedir o reconhecimento do trabalho bem feito. Os gestores devem adotar estratégias para reconhecer e valorizar os esforços dos membros da equipe, seja por meio de elogios públicos em plataformas internas, programas de recompensas ou simplesmente expressando gratidão durante as reuniões virtuais.

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