Pesquisa Gartner: prioridades para os líderes de RH em 2023

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As principais prioridades para os líderes de RH em 2023, de acordo com relatório da Gartner, são eficácia do líder e do gestor; gestão da mudança; experiência do funcionário; recrutamento e futuro do trabalho. A pesquisa, que contou com a participação de 850 líderes de RH de 60 países, levando-se em consideração os principais setores, visa identificar tendências e os principais desafios esperados por esses executivos neste ano que se inicia.

Afinal, o mundo mudou muito nos últimos anos e todas essas transformações impactaram fortemente o mercado de trabalho. Principalmente porque as novas gerações não aceitam trabalhar sem propósito e buscam conciliar ofício e qualidade de vida. Além disso, com a pandemia de Covid-19, a maior parte dos colaboradores passou a repensar suas vidas e adotar novas formas de agir em relação às suas carreiras, o que dificulta ainda mais a retenção de talentos na era digital.  

5 prioridades para os líderes de RH em 2023

Confira, abaixo, o que o relatório da Gartner sinaliza como prioridades para os líderes de RH em 2023:

1 – Eficácia do líder e do gestor: prioridade para 60% dos líderes de RH, sendo que 24% deles disseram que sua abordagem para o desenvolvimento de liderança não prepara líderes para o futuro do trabalho.

2 – Gestão da mudança: essa é uma prioridade importante para 53% dos líderes de RH, mas 45% deles disseram que seus funcionários estão cansados com toda a mudança.

Isso porque a fadiga da mudança tem ramificações claras. Em 2016, a Gartner Workforce Change Survey mostrou que 74% dos funcionários estavam dispostos a mudar o comportamento profissional para dar suporte às alterações organizacionais, mas esse número caiu para 38% em 2022.

Por isso, uma das funções dos líder de RH atualmente é ajudar os colaboradores a lidar com a mudança e minimizar o impacto que ela pode ter sobre o trabalho, tendo como alvo o bem-estar.

3 – Experiência do funcionário: essa é uma prioridade importante para 47% dos líderes de RH, sendo que 44% deles acreditam que suas organizações não têm trajetórias de carreira atrativas.

De acordo com uma pesquisa recente da Gartner sobre as preferências de carreira dos funcionários, apenas um em cada quatro funcionários expressaram confiança em relação à sua carreira na organização, e três em cada quatro buscam uma nova função e estão interessados em cargos externos. 

4 – Recrutamento: prioridade para 46% dos líderes de RH, sendo que 36% deles disseram que suas estratégias de fornecimento são insuficientes para encontrar as habilidades de que eles precisam.

Entre as organizações pesquisadas, 50% ainda esperam que a concorrência por talento aumente consideravelmente nos próximos seis meses, independentemente de condições macroeconômicas mais amplas.

Isso significa que os líderes de recrutamento precisam:

– voltar a priorizar estratégias alinhadas com as necessidades dos negócios atuais;

– preparar-se para vários cenários potenciais nesse mercado em mudança;

– tomar decisões com confiança usando dados.

5 – Futuro do trabalho: prioridade importante para 42% dos líderes de RH, sendo que 43% deles disseram que não têm uma estratégia explícita para o futuro do trabalho.

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