Equipes de marketing multidisciplinares: um diferencial competitivo

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Por Christine Salomão, jornalista – diretora de conteúdo da ebdi. Equipes de marketing multidisciplinares.

A construção de equipes multidisciplinares em um mundo híbrido não é uma tarefa fácil, mas extremamente necessária para se ganhar vantagem competitiva em um planeta em transformação. Isso porque as pessoas apresentam mapas mentais únicos e, consequentemente, têm pontos de vistas diferentes e olhar diferenciado para os problemas em função de suas vivências e expertises.

Por isso, equipes de marketing multidisciplinares são tão necessárias na era digital. Além de entenderem mais facilmente às necessidades e desejos do novo consumidor, melhoram a comunicação com o mercado porque são focadas em pessoas e sabem lidar com temas tão importantes atualmente para a sociedade, como diversidade e inclusão. Foi o que sinalizou, Renato Grego, CMO da WESTWING, ao ministrar palestra no SAB: CMO 2022, uma iniciativa da ebdi.

Mas para se construir uma equipe multidisciplinar, segundo Grego, o líder “precisa ser protagonista e não esperar que o RH cuide do seu time, além de ter clareza na gestão”. De acordo com ele, é preciso, por exemplo, que o colaborador entenda o por que e quando ele precisa ir ao escritório. Principalmente porque as novas gerações são resistentes ao trabalho presencial.

Equipes de marketing multidisciplinares: vantagens

Uma equipe de marketing multidisciplinar oferece uma série de vantagens em relação a equipes tradicionais:

Diversidade de habilidades: uma equipe multidisciplinar de marketing é composta por profissionais de diferentes áreas, como design, publicidade, análise de dados, web developer , entre outras. Isso significa que a equipe pode lidar com uma variedade de tarefas e desafios, utilizando uma ampla gama de habilidades e conhecimentos.

Abordagem holística: com uma equipe multidisciplinar é possível abordar problemas de diferentes ângulos e ter uma visão mais ampla do cenário geral. O time pode integrar diferentes estratégias de marketing, tornando a abordagem mais holística e eficaz.

Comunicação mais efetiva: a presença de profissionais de diferentes áreas em uma equipe multidisciplinar de marketing também significa que há uma ampla gama de habilidades de comunicação disponíveis. Isso pode melhorar a colaboração entre os membros da equipe e a comunicação com outras equipes e departamentos.

Maior flexibilidade: com uma equipe multidisciplinar de marketing fica mais fácil adaptar-se a mudanças e lidar com imprevistos. O time pode rapidamente alterar as suas estratégias e planos de ação para se ajustar às necessidades do mercado e às mudanças no cenário empresarial.

Melhores resultados: ao utilizar a abordagem multidisciplinar, é possível obter melhores resultados. Isso porque as estratégias de marketing integradas têm uma probabilidade maior de alcançar os objetivos estabelecidos pela empresa, aumentando a sua competitividade no mercado.

Estratégias de comunicação: CMO

Existem algumas estratégias de comunicação que o CMO pode implementar para fortalecer sua equipe de marketing multidisciplinar:

Comunique os objetivos da empresa: é importante que a equipe entenda as metas e objetivos da organização como um todo para que os resultados sejam alcançados. E, para isso, o CMO deve comunicar esses objetivos de forma clara e consistente para toda a equipe de marketing, enfatizando a importância do papel de cada um nessa jornada.

Promova a comunicação aberta e honesta: o CMO deve incentivar a equipe a compartilhar ideias, feedbacks e preocupações de forma aberta e honesta. Isso pode ser feito através de reuniões regulares da equipe, sessões de brainstorming e outras atividades que incentivem a colaboração e a troca de ideias.

Defina papéis e responsabilidades: é importante que cada colaborador saiba exatamente qual é o seu papel e responsabilidades dentro da equipe de marketing. E o CMO deve definir esses papéis de forma clara e garantir que todos estejam cientes das expectativas e de suas responsabilidades.

Forneça feedbacks e reconhecimento: o CMO deve fornecer feedbacks construtivos para a equipe de marketing, reconhecendo as realizações individuais e em equipe. Isso pode ser feito através de avaliações de desempenho regulares, reconhecimento público de realizações e outras formas de incentivo.

Estimule a aprendizagem contínua: o marketing é uma área em constante evolução e é importante que a equipe esteja sempre aprendendo e se atualizando sobre novas tendências e técnicas de marketing. O CMO pode incentivar essa aprendizagem contínua através de treinamentos, workshops e outras atividades de desenvolvimento profissional.

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