O que é marketing multinível?

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Por Christine Salomão, jornalista – diretora de conteúdo da ebdi. O que é marketing multinível?

O marketing multinível (MMN), também conhecido como venda direta ou marketing de rede, é um modelo comercial de distribuição de bens ou serviços em que os ganhos podem advir, principalmente, do recrutamento de novos vendedores para a formação de redes. Um exemplo clássico é a marca feminina de cosméticos Mary Kay.

Além disso, por se tratar de uma modalidade de venda direta, cujo conceito estimula o contato pessoal entre vendedores e clientes para a comercialização de produtos e serviços, o marketing multinível vem se destacando na era digital. Isso porque atualmente a comercialização de produtos na Internet só cresce e se tornou fonte de renda para muitas pessoas no planeta.

Com isso, as marcas hoje têm mais facilidade para formar times de revendedores externos e até mesmo exclusivos, pois as pessoas utilizam suas redes sociais, sites e blogs para divulgar e vender produtos ou serviços diretamente dos fabricantes.

Marketing multinível: modelo criado em 1940

Criado na década de 1940, nos EUA, por Carl Rhenborg, o marketing multinível foi e é uma evolução das tradicionais vendas diretas unilevel, que se trata do ganho individual de comissões. Esse modelo veio para incentivar os revendedores a atrair novos distribuidores para uma empresa.

A receita dos vendedores neste modelo vem, portanto, tanto dos próprios negócios fechados por eles quanto das comissões das vendas feitas pelos profissionais que eles recrutaram. E por isso o modelo é tão bem visto pelos profissionais desta área, pois possibilita que eles aumentem seus rendimentos de maneira que não seria possível caso trabalhassem sozinhos.

O modelo também é interessante para as empresas porque as ajuda a crescer e ter mais distribuidores em locais nos quais poderia ser difícil de entrar, o que torna o recrutamento de vendedores um diferencial competitivo.

Como funciona na prática?

Apesar de um maior retorno financeiro, o esforço do revendedor no marketing multinível é bem maior. Isso porque, além de ter que formar uma carteira de clientes para vender sozinhos seus produtos, ele precisa atrair novos vendedores para o seu negócio.

E ao formar sua equipe de vendedores, o revendedor tem que investir em treinamentos, premiações etc para manter sua equipe engajada. Afinal, profissionais bem preparados, que conhecem os produtos a fundo, tendem a ter um melhor desempenho.

Principais características do marketing multinível

Entre as principais características do marketing multinível está o baixo investimento para desenvolver e iniciar as atividades. Além disso, não é necessário alto nível de escolaridade ou experiência. Sem falar que a possibilidade de ganhos é alta e o revendedor pode atuar de forma global.

Agora, para ser bem sucedido nesta empreitada, o revendedor deve avaliar bem a empresa antes de começar a trabalhar. É preciso, por exemplo, pesquisar se a marca é bem-sucedida; se tem algum risco de falência; se a marca oferece um programa de treinamento compatível com as metas a serem alcançadas etc.

Vale ressaltar ainda que as boas empresas de marketing multinível são as que investem no desenvolvimento humano. Afinal, estamos na era da tecnologia e do conhecimento e organizações que têm como foco pessoas conseguem atender às necessidades dos clientes e colaboradores.

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