Como melhorar a experiência do cliente na era digital?

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Apostar na experiência do cliente é essencial para o crescimento dos negócios na era digital. Afinal, o comportamento do consumidor mudou com o acesso às novas tecnologias e agora existem novas formas de abordar o cliente, que está se tornando cada vez mais exigente.

Além disso, novos hábitos digitais surgiram na pandemia e a experiência do cliente ganhou força a ponto de se tornar o foco principal das estratégias competitivas de qualquer empresa, independente do porte. Isso porque a maioria das pessoas não aceita experiências negativas.

Segundo pesquisa da Zendesk, que analisou dados de 90.000 empresas, distribuídas em 175 países, “uma experiência negativa marca o cliente a ponto de ele não querer voltar a fazer negócios na mesma empresa. Por outro lado, uma boa experiência garante a satisfação e a fidelização dos clientes, o que os incentiva a voltar e até a divulgar a organização para seus colegas”. 

A pesquisa apontou também que “50% dos consumidores mudarão para o concorrente após uma experiência negativa”. Por isso, a importância de se reunir líderes em CX para discutir sobre como atrair e reter clientes na jornada de compra.

A oitava edição do Mastering: Xperience, por exemplo, é um Encontro exclusivo de líderes, elaborado pela ebdi, cujo tema esse ano “Cultura, Customer, Centricity: a transformação de modelos mentais para dentro da empresa”, visa o debate das principais mudanças do mercado, além de estratégias e conteúdos mais assertivos para se promover a melhor experiência do cliente.

Experiência do cliente: principais mudanças do mercado

Durante a imersão de três dias (1 e 3 de março), no resort Lake Paradise, em Mogi das Cruzes, em São Paulo, o Mastering: Xperience oferecerá também um curso (de um dia) sobre o método Disney de encantamento. O conteúdo, uma parceria com o Seeds of Dreams Institute, será ministrado por Claudemir Oliveira – o primeiro líder e responsável pela abertura no Brasil da divisão do Walt Disney Parks & Resorts e pela estratégia global de treinamento da Disney. 

O Seeds of Dreams Institute é uma empresa norte-americana, sediada em Orlando, na Flórida, nos Estados Unidos, que foi criada para ajudar a desenvolver pessoas e corporações por meio de metodologias associadas à área de Clientologia, Psicologia Positiva e Guestologia.

Era digital: o comprador que vai até você

Vale ressaltar que a era digital mudou a forma de as empresas se comunicarem com o mercado. Antes as companhias buscavam o cliente, agora é o comprador que vai até você.

O fluxo inverteu porque o cliente atual, seja b2b ou b2c, quer pesquisar antes da tomada de decisão e a maioria deles só acredita em resultados orgânicos. E uma das formas de responder às perguntas feitas por eles no ambiente digital é adotando uma estratégia de marketing de conteúdo.

Não é à toa que a social selling , que é uma estratégia de marketing na qual as redes sociais são usadas de forma planejada para encontrar, engajar e se relacionar com o público-alvo, tem se tornado uma arma poderosa para que os times de marketing e vendas entendam as dores dos leads.

Para se aprofundar sobre as novas estratégias de marketing que visam melhorar a experiência do cliente, entre outros temas relevantes, participe do Mastering: Xperience. Clique aqui para mais informações (vagas limitadas: 50 executivos).