Escassez de talentos na área de TI: desafio global

compartilhe este artigo:

Por Christine Salomão, jornalista – diretora de conteúdo da ebdi. Escassez de talentos na área de TI.

A escassez de talentos na área de Tecnologia da Informação (TI) é um desafio global que as empresas enfrentam atualmente, sendo impulsionado por uma combinação de fatores, incluindo a crescente demanda por profissionais qualificados em meio à transformação digital. À medida que novas tecnologias, como inteligência artificial, aprendizado de máquina, Internet das Coisas (IoT) e cibersegurança, se tornam fundamentais para os negócios, a necessidade de especialistas nessas áreas aumenta exponencialmente.

A evolução rápida das tecnologias também contribui para a escassez, já que profissionais de TI precisam manter-se constantemente atualizados para acompanhar as mudanças. A falta de habilidades específicas em áreas como segurança cibernética, inteligência artificial e desenvolvimento de software agravam ainda mais a situação. A formação acadêmica muitas vezes não consegue suprir as demandas do mercado, e a falta de diversidade na indústria também limita a disponibilidade de talentos.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (Brasscom), “serão necessários, até 2024, 70 mil profissionais ao ano para ocupar todas as vagas geradas. No entanto, o cenário de formação é outro. Por ano, o Brasil capacita apenas 46 mil pessoas aptas para trabalhar na área de TI. O déficit é de 24 mil. Isso sem contar a qualidade da formação dos 46 mil que se formam”.

Segundo a Brasscom, “a questão fica pior ainda já que, na visão do setor, isso não é temporário. Acredita-se que a quantidade de vagas ofertadas para a área de TI seguirá superior à capacidade de profissionalização do mercado. E diante deste cenário, muitas empresas estão preferindo investir na capacitação de seus colaboradores.  O objetivo é alinhar capacidades técnicas e comportamentais dos funcionários com os objetivos, os resultados esperados pela organização.”

Para tentar superar essa escassez de talentos, as empresas estão adotando diversas estratégias, como, por exemplo, as citadas a seguir:

  • Desenvolvimento interno: investir em programas de treinamento e desenvolvimento para capacitar os funcionários existentes e ajudá-los a adquirir novas habilidades.
  • Parcerias com instituições de ensino: colaborar com instituições de ensino para desenvolver currículos relevantes e proporcionar oportunidades de estágio aos estudantes.
  • Atração de talentos estrangeiros: considerar a contratação de profissionais estrangeiros para preencher lacunas específicas de habilidades.
  • Flexibilidade nas exigências de habilidades: ser flexível nas exigências de habilidades e considerar candidatos com potencial e vontade de aprender.

Incentivos atrativos, benefícios competitivos e ambientes de trabalho saudáveis e que promovam inovação e crescimento profissional também são essenciais para atrair e reter talentos na área de TI. Agora, “a sensibilidade da liderança é o caminho para o foco genuíno no bem-estar dos colaboradores”, afirma Heloisa Ramos, diretora de gente & gestão e ESG, Colunista do Mundo RH, ao ministrar palestra no SAB HR 2023, uma iniciativa da EBDI.

Não é à toa que Bob Chapman, CEO da Barry-Wehmiller, conhecido por defender a importância do papel dos líderes empresariais no cuidado com o bem-estar de seus colaboradores, afirmou que “seu gestor é mais importante para sua saúde do que o médico“, comenta a executiva.

Isso porque um líder que se preocupa com a saúde e o bem-estar de sua equipe pode criar um ambiente de trabalho mais saudável, onde os colaboradores se sintam apoiados e motivados. O que pode resultar em “níveis mais baixos de estresse, ansiedade e depressão, além de melhorias na saúde física, como uma maior probabilidade de praticar atividades físicas”, sinaliza Heloisa.

E para se aprofundar sobre esse e outros temas importantes para o setor de varejo, participe do SAB Retailed!IT 2024, uma iniciativa EBDI. O Encontro, uma imersão de 3 dias, reunirá os principais CIOs do varejo do País. Para mais informações, clique aqui (vagas limitadas).