ESG: prioridade para as lideranças

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Por Christine Salomão, jornalista – diretora de conteúdo da ebdi. ESG: prioridade para as lideranças.

A crescente conscientização sobre os desafios ambientais, sociais e éticos tem levado as lideranças a repensar suas prioridades, tornando ESG (Environmental, Social, and Governance) uma pauta fundamental em suas estratégias de negócios. Isso por reconhecerem que o sucesso a longo prazo de uma organização não pode ser alcançado apenas por meio de lucros substanciais. É preciso demonstrar compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade social adotando uma abordagem holística que beneficie empresa e sociedade como um todo.

Por isso, empresas que adotam práticas de ESG estão melhor posicionadas para enfrentar os desafios do século XXI, como as mudanças climáticas, a escassez de recursos, as desigualdades sociais e a volatilidade dos mercados. Além disso, a atenção ao ESG pode atrair investidores comprometidos com a sustentabilidade e gerar retornos financeiros sólidos a longo prazo. Sem falar que a percepção dos consumidores em relação às marcas tem melhorado com as práticas de ESG. 

Pesquisa da Data Makers de 2023 apontou que “a imagem da marca (85%) e a reputação corporativa (65%) são as principais motivações para a adoção de práticas ESG no Brasil”. Seguidas de “gestão da empresa (59%) e reputação de riscos (38%).”

Segundo André Prado, CEO da BBM Logística,  “as pessoas estão cada vez mais preocupadas com questões relacionadas à responsabilidade social e com a postura das empresas frente ao tema”. Com isso, “a cobrança por ações de sustentabilidade tem se tornado maior, o que exige que as empresas ampliem suas perspectivas para além das métricas financeiras e passem a considerar seu impactos sociais e ambientais, o que gera vantagem competitiva”.

Ao ministrar palestra sobre: “Green Economy: o que o ESG trouxe de lição para o mercado”, no SAB CEO 2023, uma iniciativa da EDDI, Prado também ressaltou o novo papel do CEO, que mudou muito nos últimos anos. “A começar que precisamos dar poder de voz aos colaboradores para que eles sintam que realmente fazem parte do negócio”. Principalmente “porque as novas gerações querem trabalhar em empresas que produzam valor para a sociedade, o que torna ESG um diferencial na retenção de talentos”, acrescenta o executivo.

Conceito ESG: surgiu na primeira década do século XXI

O conceito ESG surgiu na primeira década do século XXI, em resposta a uma crescente conscientização dos investidores e da sociedade em geral sobre os impactos e riscos que as atividades empresariais podem causar ao meio ambiente, às comunidades e à própria sustentabilidade das empresas.

E com o passar dos anos, a importância das práticas de ESG cresceu consideravelmente e tornou-se uma prioridade para a maior parte dos CEOs devido a várias razões:

  • Pressão dos investidores: muitos investidores, incluindo grandes fundos de investimento e acionistas institucionais, estão cada vez mais considerando os critérios ESG ao tomar decisões de investimento.
  • Expectativas dos consumidores: os consumidores estão mais conscientes das questões ambientais e sociais, e muitos preferem apoiar empresas que demonstram compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Isso pode afetar as vendas e a reputação de uma empresa.
  • Regulamentações e normas: governos estão implementando regulamentações mais rigorosas relacionadas ao meio ambiente, direitos dos trabalhadores e governança corporativa. As empresas que não cumprem essas regulamentações podem enfrentar multas e sanções.
  • Risco e resiliência: a gestão adequada dos riscos ambientais e sociais pode ajudar as empresas a evitar desastres e crises que possam prejudicar suas operações e reputação. A incorporação de práticas de ESG pode melhorar a resiliência da empresa.
  • Atrair e reter talentos: os profissionais de hoje, especialmente as gerações mais jovens, tendem a preferir trabalhar para empresas que compartilham seus valores ESG.
  • Vantagem competitiva: empresas que adotam práticas sustentáveis e sociais responsáveis podem ganhar vantagem competitiva, tanto em termos de reputação quanto de inovação. E isso pode levar a um crescimento de mercado e a uma posição mais forte no setor.

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Participe do SAB CEO 2024: Encontro seleto de líderes. Vagas limitadas. Uma iniciativa da EBDI.