Gestão humanizada: diferencial competitivo

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Por Christine Salomão, jornalista – diretora de conteúdo da ebdi. Gestão humanizada na era digital.

A gestão humanizada tem ganhado cada vez mais espaço dentro das organizações. Afinal, para driblarem a escassez de talentos, as empresas precisam construir um ambiente corporativo que leve em consideração o bem-estar, a diversidade e a inclusão dos colaboradores. Principalmente porque as novas gerações não abrem mão de trabalhar com propósito e em companhias que fazem a diferença no mundo.

Peter Drucker, o pai da administração moderna, alertou o mundo corporativo sobre o papel social das empresas e as estimulou a abandonar a ideia de que companhias existem para dar lucro. Segundo ele, o principal objetivo de uma empresa é atender às necessidades e desejos dos clientes. Afinal, ao deixar seus consumidores mais satisfeitos, as marcas entregam valor à sociedade.

Drucker sempre defendeu que as “empresas precisam coexistir harmonicamente com o seu entorno”. Mas para ter sucesso nesta empreitada, os impactos na comunidade e no meio-ambiente não devem ser afetados negativamente pelo lucro.

Por isso, o visionário ressalta a necessidade da gestão humanizada, tendo como foco o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores, o que é um diferencial competitivo. Isso porque times felizes e engajados trabalham em prol do coletivo e abraçam o propósito da empresa.

Gestão humanizada: prioriza valores humanos

Para se manter uma gestão humanizada no dia a dia, os gestores precisam  considerar as subjetividades de cada funcionário para criar uma governança capaz de atender às necessidades específicas e oferecer todo o suporte necessário.

Ao receber o estímulo adequado, a tendência  é que o colaborador seja mais produtivo e feliz no trabalho, o que beneficia ambas as partes. Por isso, o setor de RH deve manter uma escuta permanente, mas o olhar dos gestores sobre os funcionários é fundamental na gestão humanizada, pois são eles que lidam com a equipe diariamente.

Não é à toa que empresas que praticam a gestão humanizada, ou seja, que têm como foco pessoas e não produtos ou serviços, são muito mais competitivas. Além de driblar a escassez de talentos, conseguem aumentar a produtividade e a eficiência.

Além disso, ao adotar práticas humanizadas, as empresas demonstram que se preocupam com o bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores, o que pode gerar um impacto positivo na sociedade, aumentando a fidelidade dos clientes e parceiros.

Diferencial competitivo: melhora o engajamento entre os times

A gestão humanizada é um diferencial competitivo para as empresas por diversos motivos, entre eles:

  • Fomenta a colaboração e o trabalho em equipe promovendo a troca de ideias e experiências entre os funcionários.
  • Cria um ambiente de trabalho mais acolhedor e saudável, o que ajuda a reduzir o  estresse e a rotatividade de funcionários;
  • Reforça a imagem da empresa perante o mercado e, consequentemente, atrai clientes e parceiros que valorizam a ética e a responsabilidade social;
  • Estimula a inovação e a criatividade ao promover a diversidade e a inclusão, que são características da gestão humanizada.
  • Melhora a satisfação e motivação dos colaboradores, o que aumenta o engajamento e a produtividade;

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