Qual é o estilo de liderança do futuro?

compartilhe este artigo:

Por Christine Salomão, jornalista – diretora de conteúdo da ebdi. Estilo de liderança do futuro.

A liderança do futuro tende a ser cada vez mais adaptável e flexível. Afinal, na era digital, o líder precisa ser capaz de atender às necessidades e demandas de um cenário de negócios em constante mudança e em rápida evolução. Principalmente em relação às questões humanas, pois a escassez de talentos já é uma realidade e tende a piorar porque as pessoas não querem mais trabalhar sem propósito.  

Por isso, para começar a ter sucesso nessa jornada, os líderes precisam reconhecer que a colaboração é essencial para a sobrevivência dos negócios em um mundo tão complexo e interconectado de hoje. E é necessário ser hábil para construir equipes diversificadas e promover uma cultura de abertura e confiança que incentive as pessoas a trabalharem juntas em busca de objetivos compartilhados. 

Além disso, para acompanhar o ritmo acelerado de mudanças, os líderes terão que  se sentir confortáveis ​​com a ambiguidade e dispostos a experimentar e interagir para encontrar as melhores soluções. 

Liderança do futuro: principais características

A seguir, confira outras características dos líderes do futuro:

  • A Inteligência emocional, que é a capacidade de entender e administrar as próprias emoções e de ter empatia com os outros, será uma habilidade crítica para os futuros líderes. Eles precisarão ser capazes de construir relacionamentos baseados em confiança e respeito, tendo como estratégia uma comunicação eficaz e ampla, ou seja, com pessoas de diversas origens e culturas. 
  • Conhecimento tecnológico: à medida que a tecnologia continua a desempenhar um papel cada vez mais importante nos negócios e na sociedade, os futuros líderes precisarão se sentir confortáveis ​​com as novas tecnologias e serem capazes de usá-las para impulsionar a inovação e a produtividade. 
  • Sustentabilidade: os futuros líderes precisarão ter uma visão de longo prazo e reconhecer a importância da sustentabilidade e administração responsável dos recursos. Eles terão que ser capazes de equilibrar metas de curto prazo com visão de longo prazo e garantir que suas organizações contribuam para um futuro sustentável para todos. 

De uma forma geral, a liderança do futuro será caracterizada por uma combinação de pensamento estratégico, inteligência emocional e compromisso com colaboração, inovação e sustentabilidade.

Pesquisa CEO Forum – Amcham

Segundo a pesquisa CEO Forum, realizada pela Amcham, entre maio e junho de 2022, “a pandemia afetou a maneira de liderar ou fez repensar o estilo de liderança de 71% dos respondentes, de um total de 220 líderes brasileiros entrevistados”. E o trabalho remoto foi o principal ativo para esse dado.

“De um lado, gestores acostumados a exercer uma liderança baseada no comando e controle não tinham mais como monitorar seus funcionários. De outro, a comunicação à distância por muitas vezes falhou e foi preciso adotar um estilo de gestão colaborativa”, relata a pesquisa. E diante disso, “24% dos executivos citaram a liderança pelo exemplo como aspecto essencial para manter o engajamento e, consequentemente, a prosperidade da empresa.”

Já o trabalho colaborativo foi o segundo fator mais indicado como necessário pelos entrevistados (21%), o que sinaliza, de acordo com o estudo, “a importância de as empresas repensarem seus estilos de liderança e cultura organizacional para que líderes e colaboradores se reconectem.”

Leia também: Líderes que punem se prejudicam.