Pesquisa Global de Riscos PwC: atualmente a mudança é rápida e disruptiva”

compartilhe este artigo:

“O mundo hoje é diferente do que era há dois anos. O ambiente de riscos no qual as organizações operam também. A mudança é rápida e disruptiva”, foi o que sinalizou a Pesquisa Global de Riscos 2022 da PwC. Segundo o relatório, “a pandemia causou perturbações no mercado e na cadeia de suprimentos. A incerteza atual no ambiente geopolítico está exacerbando ainda mais as restrições de oferta, aumentando os riscos cibernéticos, introduzindo novas sanções e colocando a segurança e os valores humanos no primeiro plano de todas as decisões”.

Ainda de acordo com a pesquisa, “os ataques de ransomware são mais frequentes e mais sofisticados, certamente um fator por trás da ascensão dos riscos cibernéticos à condição de principal ameaça aos negócios entre os CEOs pesquisados para a nossa 25ª Global CEO Survey.”

“Escassez de suprimentos, sanções e custos crescentes de matérias-primas estão aumentando os riscos nas cadeias de suprimentos. Clientes, investidores e outros stakeholders estão focados em questões ESG, como os riscos físicos, regulatórios e tecnológicos que as mudanças climáticas impõem”, explica o relatório.

Cada um desses riscos, aponta a pesquisa, “pode causar impactos significativos, mas, por serem altamente interconectados, eles podem ter implicações de longo alcance para toda a empresa e colocar em perigo a marca e a reputação”. Por isso, “nesse ambiente de negócios disruptivo, muitos executivos precisam revisar e adaptar rapidamente suas estratégias e modelos operacionais”.

Mas capturar oportunidades e evitar disrupções requer velocidade. Por isso, segundo Evandro Carreras, sócio e líder de Risk & Regulatory Brasil da PwC, “a capacidade de resiliência e o gerenciamento de riscos das organizações precisam se adaptar rapidamente para tornar mais ágeis os negócios e contribuir com insights proativos, robustos e oportunos para a tomada de decisões. Em um ambiente onde a mudança é constante, esses recursos podem fornecer vantagem. Os líderes conseguem tomar decisões com confiança ao estabelecer sua estratégia, pois elas são fundamentadas em uma visão panorâmica e abrangente dos riscos.”

Pesquisa Global de Riscos 2022 PwC: “use os insights de riscos para apoiar as decisões”

Use os insights de riscos para apoiar as decisões, orienta a pesquisa. Afinal, “os recursos de gerenciamento de riscos fornecem valor máximo aos membros do conselho e aos líderes de negócios quando estão incorporados ao planejamento estratégico e aos processos de decisão da organização”. Sem falar que o ambiente em que as organizações operam muda constantemente.

Com isso, “as decisões estratégicas precisam ser revistas com frequência. A forma como os riscos são gerenciados precisa se adaptar para que tenhamos insights e análises de riscos em tempo real, apoiando as decisões dos stakeholders de toda a organização. Isso significa que os recursos de gerenciamento de riscos devem ser ágeis e operar de maneira interativa para refletir as mudanças no perfil de riscos da organização. “

Vale ressaltar também que as organizações que se destacaram nos últimos dois anos, segundo a pesquisa, “não apenas gerenciaram riscos. Elas assumiram riscos, com confiança. Essas organizações têm a vantagem de serem ágeis. Elas envolvem os recursos certos, no momento certo, em decisões fundamentadas numa abrangente análise de riscos.”

Uma boa análise e modelagem é um componente-chave do gerenciamento proativo de riscos, sinaliza a pesquisa, “assim como a inclusão de recursos de gerenciamento de riscos no início de novos projetos e outras iniciativas estratégicas. Hoje, menos de 40% dos executivos de negócios no mundo estão colhendo os benefícios de consultar profissionais de riscos no início de seus projetos estratégicos.”

Leia a pesquisa na íntegra: clique aqui.